Não se surpreende com a eficácia do limpador que os limpadores de pára-brisas usam nos semáforos? Em menos de dois minutos, deixa o seu pára-brisas tão limpo como se não tivesse nada, e só podemos pensar: «Passem-me a receita para as janelas da minha casa». A boa notícia é que existem receitas semelhantes, e já são utilizadas há várias gerações.

Se, como eu, está cansado de comprar produtos caros no supermercado que prometem deixar os seus vidros como novos, mas em vez disso deixam uma sensação e uma aspereza estranhas, a sua solução está em casa. Como em muitas das soluções diárias, a resposta está nos nossos pais ou avós, que com a sua experiência têm opções para tudo.

Qual é a mistura definitiva para limpar os vidros da sua casa

Como é habitual com as misturas caseiras, existem várias formas de preparar uma mistura ou várias misturas e cada uma serve para o mesmo. Neste caso, vamos mostrar-lhe várias que são recomendadas por especialistas como Karcher e Homecenter, mas tão fáceis de fazer que certamente terá os ingredientes à mão.

  • Vinagre ou essência de vinagre: Basta adicionar uma chávena de vinagre a um litro de água. Com esta mistura e um pano, limpe os vidros como habitualmente.
  • Ácido cítrico: Adicione duas a três colheres de sopa de ácido cítrico em pó a um litro de água e, em seguida, limpe tudo com um pano de microfibra.
  • Líquido lava-louça: Embora à primeira vista pareça óbvio, muitos não tinham pensado nisso antes. Basta misturar água morna e um pouco de detergente para louça, mas certifique-se de que não contém bálsamo. A quantidade de detergente líquido depende do nível de sujidade do vidro.
  • Chá preto com limão: Misture uma chávena grande de chá preto forte com três litros de água num balde e adicione o sumo de meio limão. Depois, limpe o vidro com um pano de microfibra. Isto funciona porque os taninos do chá dissolvem a gordura e até a nicotina, e o ácido cítrico atua contra o calcário.
  • Álcool: Adicione um pouco de álcool à água morna de limpeza. Adicione um pouco de álcool a um balde de cinco litros com água quente.

Como limpar corretamente as suas janelas e vidros

Não é apenas a mistura de ingredientes e produtos de limpeza que importa, mas também a técnica, e estes são os conselhos de construtores especializados, como Mega Glass, que têm uma série de dicas para o fazer de forma mais eficiente. Vale a pena mencionar que todos os especialistas falam da importância de usar luvas para proteger as mãos dos sabões e possíveis ácidos das suas misturas. Dito isto, os passos são:

  • De cima para baixo: Para janelas com excesso de sujidade, o ideal é usar uma esponja porosa e limpar de cima para baixo para evitar pingos. Se secar com um pano de microfibra, pode ajudar a polir o vidro.
  • Use jornal: Um material perfeito para esfregar vidros sem danificá-los é o papel de jornal. Ele permite limpar sem se preocupar em riscar os vidros. Além disso, deixará uma pequena camada invisível para que os seus vidros fiquem mais resistentes a manchas.
  • Ambos os lados: Assim como os seus óculos, os vidros devem ser limpos com um movimento horizontal e o vidro externo com um movimento vertical.
  • Reduzir as bolhas: Se a sua mistura for com sabão, tenha cuidado com o sabão, pois ele mancha facilmente o vidro.
  • Polir no final: Depois de seguir todos os passos anteriores, a maneira mais fácil de remover as manchas é limpar o vidro com um pano de camurça ou microfibra. Este deve estar seco e deve ser usado no vidro após a limpeza.
  • Manutenção constante: Se não quiser que a sujidade se acumule, o ideal é fazer uma manutenção constante, assim não terá que se preocupar com uma limpeza profunda, mas sim com várias limpezas fáceis e rápidas.

By acanto