Cada uma de suas enormes pás tem mais de 120 metros de comprimento, o que excede o tamanho de um campo de futebol. A China apresentou a maior turbina marítima construída até hoje. É tão potente que, sozinha, pode gerar energia suficiente para abastecer cerca de 55 000 casas durante um ano. Desenvolvida pela Dongfang Electric Corporation, já foi instalada no mar, ao largo da costa da província de Fujian, no leste do país. Vamos então analisar todas as características e capacidades desta impressionante máquina.
Esta é a maior turbina marítima
De acordo com informações da própria empresa, esta turbina tem uma potência de 26 megawatts e a sua parte central, que se liga à torre, fica a 185 metros de altura, o equivalente a um edifício de 63 andares. Além disso, cada uma das suas enormes pás tem mais de 120 metros de comprimento, o que excede o tamanho de um campo de futebol. Esta megaestrutura foi projetada para aproveitar ao máximo a força do vento marítimo.
Esta turbina não é apenas gigante, mas também foi projetada e construída para suportar condições extremas, como tufões, que são muito comuns nesta região do mundo. Ela também é equipada com sistemas que a protegem da água salgada do mar, que com o tempo pode danificar o material, por isso, graças a tudo isso, ela pode funcionar sem interrupções por muitos anos.A maior turbina eólica marítima do mundo. Dongfang Electric Corporation
Esta máquina faz parte do plano da China para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e utilizar mais fontes de energia limpa, como o vento ou o sol. Em 2023, o país adicionou mais capacidade eólica do que qualquer outro no mundo, atingindo a sua meta de energia solar e eólica antes do prazo previsto.
No entanto, enquanto o gigante asiático promove este tipo de energia, também está a construir muitas centrais elétricas a carvão. Na verdade, em 2024, iniciou os trabalhos para adicionar quase 95 gigawatts deste tipo de energia, o que preocupou os especialistas devido ao seu impacto ambiental.