Apesar de não serem fáceis de passar, o especialista revela-nos alguns truques que podemos utilizar durante a lavagem e secagem para que as nossas camisas fiquem com um aspeto impecável. Passar roupa é uma tarefa que todos nós, por vezes, consideramos complicada. O facto é que estas peças são muito mais difíceis de cuidar do que qualquer outro tipo de roupa. Por um lado, a variedade de tecidos com que são confeccionadas não nos permite perceber como passá-las, sem falar nos punhos, golas, botões, pregas… e todos os detalhes que complicam significativamente a nossa tarefa. E embora a qualidade do ferro, a humidade e, claro, as nossas habilidades nesta tarefa doméstica sejam importantes ao passar uma camisa, a forma como a lavamos também determina a dificuldade desta etapa.

Isso é bem compreendido por uma especialista que, no seu livro «Guia para a organização da casa», indica claramente que a temperatura do ciclo de lavagem das camisas determina o quanto elas ficarão amarrotadas após a lavagem. Sabia disso? Vamos contar-lhe os segredos de uma especialista em lavar camisas corretamente, que irão melhorar a sua aparência, prolongar a sua vida útil e facilitar significativamente a tarefa de passar a ferro. Anote!

O SEGREDO DA ESPECIALISTA EM LAVAGEM DE CAMISAS

especialista em organização e limpeza doméstica, e num dos capítulos do seu livro “Guia para organizar a casa”, ela conta-nos os segredos para lavar camisas corretamente, para que não fiquem amarrotadas. Antes de começar a lavar, a especialista aconselha «remover sempre as manchas dos colarinhos e punhos com um produto de ação rápida», pois são estas as zonas que mais se sujam e, consequentemente, ficam em pior estado e são mais difíceis de lavar.

Antes de lavar, ela recomenda verificar se as camisas têm manchas e, caso encontre alguma, aplicar um pedaço de sabão com água fria, esfregando para não removê-las. Ao escolher a temperatura de lavagem, ela explica que, embora isso dependa do grau de sujidade, é recomendável «não ultrapassar os 40 °C para evitar o aparecimento de vincos».

Por fim, ao secar as camisas, a especialista está convencida de que não devem ser secas até ficarem completamente secas, pois ficam com melhor aspeto com algum grau de humidade e, como conselho adicional, recomenda colocá-las na máquina de secar durante um minuto após serem retiradas da máquina de lavar e, em seguida, pendurá-las num cabide para que sequem completamente.

E COMO PASSAR?

Depois que as camisas secam, chega a parte mais difícil: passar. A especialista em limpeza recomenda fazer isso com um ferro a vapor (verificando antes se ele não deixa sujeira) e, além disso, explica em que ordem as camisas devem ser passadas para fazer isso de forma rápida e profissional.

  1. A gola dos dois lados.
  2. As punhos, também dos dois lados.
  3. As mangas, que ela recomenda passar sempre da mesma forma. No entanto, ela aconselha que, ao passar camisas femininas, não se deve deixar marca, e ao passar camisas masculinas, é recomendável fazer uma marca, mas sem deixar vestígios.
  4. A parte da frente deve ser sempre passada da mesma forma: primeiro a esquerda, depois a direita.
  5. «Vire a camisa e coloque a parte central e a gola sobre a tábua de passar com o avesso virado para si.»
  6. Passe a gola colocando a ponta do ferro nos ombros, embora ela recomende ajudar com as mãos.

Com estes truques, a especialista garante que conseguiremos lavar as nossas camisas e passá-las rapidamente e com eficácia, deixando-as com um aspecto novo com um pouco de ordem e disciplina, mas praticamente sem esforço. Como conselho final, lembre-se de que a temperatura do ferro não deve ultrapassar os 30º e, ao centrifugar, no verão deve usar 600 rotações e no inverno 800, como recomenda a especialista.

By acanto