Na conta do TikTok Restobarlaspenhas, aconselharam evitar sanduíches de fiambre: «Isso destrói a sua saúde». Poucas coisas em Portugal são mais típicas e saborosas do que o presunto. Serrano, ibérico… Quem consegue resistir a este prato suculento? No entanto, talvez nem sempre o comemos da forma correta.

É o que diz a conta do TikTok Restobarlaspenhas, que critica quem faz sanduíches com esta iguaria maravilhosa.

«Parem de comer pão com presunto. Isso está a matar-vos. Talvez seja o conselho mais importante que posso dar em termos de nutrição», explica o utilizador num vídeo nas redes sociais, mostrando uma sanduíche com presunto.

«Não sou especialista, mas isso [fazer uma sanduíche com presunto] é um verdadeiro veneno, destrói a saúde», acrescentam no Restobarlaspenhas.

Melhor sem pão

Segundo o utilizador, que afirma não ser especialista em nutrição, o correto seria fazer uma sanduíche de presunto com pão, e não o contrário: «É muito mais saudável tirar a parte de cima, virar e colocar um pouco de presunto por cima. E recomendo, em vez de uma sanduíche de presunto, comer um pouco de presunto com pão».

Pode-se supor que o protagonista do vídeo recorreu ao conhecido mantra «o pão engorda», uma vez que contém em média 261 kcal/100 g, e os nutricionistas geralmente não recomendam controlar o seu consumo durante as dietas. Como explicou o especialista Aitor Sánchez ao jornal La Vanguardia, as porções devem variar de acordo com a atividade física da pessoa que vai comer o pão, pois ele é uma fonte de carboidratos de baixo valor nutricional devido à farinha.

Se não consegue abandonar este produto da sua dieta, o nutricionista recomenda escolher pão integral ou caseiro: «Se for possível escolher pão de fermentação lenta ou pão caseiro com fermento natural, será muito melhor. Se, em vez de pão de trigo, preferir pão de centeio ou de espelta, terá um valor nutricional mais elevado, embora muitas vezes seja mais caro».

By acanto