Os supercarros são o ápice da paixão pelo automobilismo e pela velocidade, mas, embora sejam uma minoria, nem todos os proprietários dessas joias da engenharia são milionários. Com um pouco de sorte e com o passar dos anos, é possível adquirir alguns supercarros Lamborghini, Ferrari ou Porsche em segunda (ou terceira mão) por um preço muito mais acessível do que custavam novos.
O problema nesses casos é que, embora os carros tenham perdido algum do seu valor, as peças de reposição para repará-los não, e continuam a ser extremamente caras. Especialmente quando o carro já não é fabricado.
Pouco dinheiro, mas muita criatividade
Foi exatamente isso que aconteceu com o youtuber B is for Build, um fanático por carros e personalizações extremas, que decidiu restaurar um velho Lamborghini Murciélago LP 640 que havia comprado por cerca de US$ 35.000. Uma verdadeira pechincha, considerando que esse modelo custa cerca de 150 000 dólares. Mas um preço tão reduzido tem a sua explicação.
O carro tinha vários elementos da carroçaria seriamente danificados, entre eles o farol direito. Para evitar o enorme custo adicional das peças na concessionária, ele procurou o substituto para o seu Murciélago no eBay. A busca foi um sucesso, mas o melhor preço não baixava dos 20 000 euros por um par de luzes originais novas.
Tal como reconheceu o youtuber no seu vídeo, gastar 10 000 euros por cada farol do seu superdesportivo excedia em muito o seu orçamento de restauração, pelo que, longe de desanimar, optou por uma solução muito mais acessível: fabricá-los ele próprio com uma impressora 3D.
Para isso, teve de digitalizar o foco usando um scanner e melhorar a digitalização inicial com horas de modelagem 3D para terminar de definir todos os ângulos de uma peça tão complexa como é o farol. Um dos muitos desafios que enfrentou foi a digitalização e impressão dos anéis que prendem as lentes das lâmpadas.
Por serem fabricados em alumínio, o laser do scanner não era capaz de detectar corretamente os detalhes. Por outro lado, como precisavam resistir às altas temperaturas atingidas pelas luzes, esses elementos tinham que ser impressos com uma resina específica com alta resistência ao calor.
Curiosamente, a parte mais simples foi o vidro exterior do foco. Dada a forma do nariz do Murciélago e por estarem situados numa posição recuada, bastou recortar uma peça de metacrilato transparente com a forma adequada e esta adaptou-se perfeitamente à suave inclinação do nariz do Murciélago.
Após horas de testes, lixagem, ajustes e um pouco de pintura, o resultado foi uma peça muito bem conseguida. No entanto, alguns detalhes denunciavam que se tratava de uma peça «artesanal».
Por exemplo, os rebites de fixação da cúpula do farol, que nunca ficariam à vista num Lamborghini original. No entanto, a intenção do youtuber era criar um Lamborghini Murciélago personalizado com um estilo pós-apocalíptico ao mais puro estilo Cyberpunk, pelo que os rebites não destoavam de forma alguma e os faróis cumprem a sua função.