Tal como na lotaria, alguns procuram na carteira uma moeda rara que possa cobrir as despesas do verão. Verão. Férias. Paraísos ou cidades com milhares de recantos secretos para descobrir. Qualquer plano pode ser luxuoso e, em qualquer lugar, o preço varia de acordo com as possibilidades do viajante. Para quem sonha com férias assim, sem se preocupar com dinheiro, algumas das seguintestrês moedas de 2 euros podem ser úteis. Por elas foram pedidas quantias astronómicas, que provavelmente nunca serão pagas, mas que hoje nos permitem sonhar e revisitar parte da sua história. Vamos dar uma olhada na carteira, talvez tenhamos sorte.

Portugal escolheu para a sua moeda de 2 euros um desenho que tem no centro o terceiro selo real de 1144 de Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, rodeado por sete castelos do país na parte superior e cinco brasões, que aparecem na bandeira portuguesa na parte inferior. Estes cinco brasões ou quins simbolizam os cinco reis muçulmanos que Henrique teve de derrotar.

Além disso, entre as figuras alternam-se as letras da palavra «PORTUGAL» e o ano de cunhagem. A moeda também está marcada com a assinatura do gravador «VS» e a marca da Casa da Moeda de Lisboa «INCM». No círculo exterior, 12 estrelas da UE completam a moeda.

Portugal cunhou para circulação em 2002 pelo menos 61 931 000 unidades, pelo que é muito provável que esta moeda já tenha passado pelas suas mãos. O vendedor mais ambicioso pede no eBay por essa moeda 23 000 euros, pois, segundo ele, há um erro nas estrelas e, além disso, ela está amassada na borda.

Se não teve sorte com a moeda portuguesa, há uma moeda alemã que também atingiu um preço exorbitante nas plataformas de comércio. Para saber se a temos, é preciso procurar uma igreja com um campanário alto no lado nacional. Em 2008, a Alemanha comemorou o estatuto de Hamburgo e escolheu a igreja barroca de São Miguel como símbolo da cidade. A moeda tem um design simples: no círculo interno, além da igreja mencionada, há uma inscrição com o nome «HAMBURG», as iniciais do gravador «OE», que correspondem a Erich Otto, e a marca da casa da moeda.

É importante lembrar que na Alemanha existem cinco casas da moeda, pelo que as moedas podem ter uma das seguintes letras, dependendo do local de fabrico: A para Berlim, D para Munique, F para Estugarda, G para Karlsruhe e J para Hamburgo. No anel exterior estão gravadas as 12 estrelas da UE e as inscrições «2008» na parte superior e «BUNDESREPUBLIK DEUTSCHLAND» na parte inferior.

Devido à alteração do mapa nas moedas de 2 euros, a fábrica de Estugarda cunhou por engano 600 000 moedas com o mapa antigo. Este erro provocou um aumento acentuado do preço das moedas no mercado e levou um proprietário a sonhar que poderia receber 30 000 euros por uma destas moedas.

Não faz mal que a sorte não tenha estado do nosso lado com a moeda alemã, vamos ver se a tarefa será mais fácil com uma moeda fabricada em Espanha. Foi em 2007, quando se completaram 50 anos da assinatura do Tratado de Roma. Nesse ano, todos os Estados-Membros decidiram comemorar essa data cunhando uma moeda comum para toda a zona euro. No total, 13 países fabricaram uma moeda com o mesmo desenho central e inscrições características de cada país.

No caso da Espanha, a face nacional representa o documento do Tratado assinado pelos seis Estados fundadores da UE, situado numa imagem inspirada na pavimentação da Piazza del Campidoglio, em Roma, projetada por Michelangelo, onde o Tratado foi assinado em 25 de março de 1957. Além disso, nesta face, na parte superior, estão inscritas as legendas «TRATADO DE ROMA 50 ANOS» (Tratado de Roma 50 anos) e «EUROPA» (Europa), e na parte inferior, o ano de cunhagem e o nome do país «ESPAÑA» (Espanha). O gravador foi Helmut Andekslinger. Como a moeda foi emitida por todos os países da zona do euro, a marca da casa da moeda, o idioma e o nome dos países em cada moeda são diferentes. No anel externo de todas as moedas estão representadas as doze estrelas da União Europeia.

A Espanha vendeu esta moeda em diferentes versões, e ainda é possível comprá-la em algumas lojas, mas no eBay há pessoas que pedem por um exemplar desta tiragem 33 000 euros.

OUTRAS VARIANTES MENOS VALIOSAS

Cansado de procurar, mas não encontrar grandes tesouros? O mundo da numismática está na moda e estamos a falar de grandes números, quando na realidade são muito menos.

A moeda de Chipre de 2024 revolucionou os colecionadores e é vendida por cerca de 1000 euros, enquanto a moeda recém-cunhada de Mónaco duplicou o seu valor, mas, embora pareça muito, na verdade custa cerca de 300 euros… Bastante pouco para umas férias de luxo em grande estilo. Teremos de esperar para ver se o segundo semestre nos trará alguma surpresa. Enquanto isso, vamos aproveitar o verão, as férias e olhar com curiosidade para o verso das moedas de 2 euros quando nos derem o troco do gelado.

By acanto