O mundo animal é cheio de surpresas. Hoje você pode descobrir que existem gaivotas que aprendem a miar, e amanhã — que ovelhas e cabras podem ter descendentes entre si. Mas como se chamam esses híbridos?

O híbrido de ovelha e cabra é tão estranho quanto fascinante, pois à primeira vista a maioria confunde-o com um cordeiro ou um cabrito, mas ele tem um nome próprio.

O nome verdadeiro em inglês é geep ou shoat. No entanto, nós, espanhóis, também inventámos um nome não oficial, adaptado à língua castelhana.

Como se chama o híbrido de ovelha e cabra

O filhote resultante do cruzamento entre uma ovelha e uma cabra é chamado em inglês de «geep» ou «shoat».

Ou seja, em ambas as línguas, decidiu-se misturar os nomes dos dois animais para refletir as características mistas desses híbridos.

A razão pela qual poucos conhecem o seu nome é que se trata de um cruzamento raro, uma vez que a maioria dos híbridos de cabras e ovelhas morre na fase embrionária.

Além disso, os poucos que nascem não são capazes de se reproduzir. Os machos são geralmente estéreis devido à chamadaregra de Haldeine.

Esta regra biológica explica que os machos híbridos de muitas espécies são incapazes de se reproduzir, mesmo que as espécies parentais tenham o mesmo número de cromossomas.

No entanto, há registos do nascimento de híbridos viáveis, embora muito raros. Um deles, um híbrido do sexo masculino, nascido em 2014, viveu até 2018, quando morreu devido a complicações relacionadas com a gravidez da sua mãe.

Um híbrido de ovelha e cabra não é o mesmo que uma quimera

Agora que você sabe como se chamam os filhotes, o próximo passo é aprender a distinguir um híbrido de uma quimera de ovelhas e cabras.

Os híbridos são o resultado do acasalamento natural entre uma ovelha e uma cabra, enquanto a quimera é o resultado da união de embriões de ambas as espécies em laboratório.

Para encontrar as primeiras quimeras de ovelhas e cabras, é preciso voltar ao ano de 1984. Isso foi feito por pesquisadores do Instituto de Fisiologia Animal de Cambridge, na Inglaterra.

O animal obtido tinha células de origem ovina e caprina, distribuídas em mosaico por todo o corpo. Por causa disso, surgiram fios de lã de ovelha misturados com fibras típicas de cabras na lã.

Do ponto de vista científico, outra forma de diferenciá-los é que, nas quimeras, cada conjunto de células mantém a identidade da sua espécie original e, embora possam ser férteis, os gametas que produzem pertencem sempre a uma única espécie: ou ovelha pura ou cabra pura.

Por que os cabritos são confundidos com cordeiros

Os cordeiros estão na moda, mas, na verdade, além do nome, a maioria das pessoas não consegue diferenciá-los dos cabritos.

O filhote da cabra é chamado de cabrito, e o filhote da ovelha é chamado de cordeiro. É bastante fácil diferenciá-los. Os cordeiros têm, desde tenra idade, uma lã espessa e um temperamento mais dócil.

O cabrito, por sua vez, tem uma lã mais curta e é muito mais ágil e curioso. A confusão aumenta quando se trata de híbridos, como o geep, que combina características de ambas as espécies.

By acanto