Esta semana está a ocorrer um fenómeno curioso na Terra, já que as chuvas de meteoros Delta Aquáridas do Sul e Alfa Capricornidas poderão ser observadas do nosso planeta e de vários locais. Um fenómeno astronómico pouco comum que poderá ser visto até 12 de agosto.

A dupla chuva de meteoros, em detalhes

As chuvas de Delta Aquáridas do Sul e Alfa Capricornidas estão ativas desde 12 e 18 de julho, respectivamente. Essas duas chuvas combinadas podem produzir entre 20 e 30 meteoros por hora, estima Nick Moskovitz, astrónomo planetário do Observatório Lowell. Os meteoros são fragmentos de detritos que caem de cometas, asteróides ou meteoróides e que caem na Terra diariamente, de acordo com a NASA.

A chuva de Delta Aquarídeas do Sul permanecerá até 12 de agosto e será melhor observada no hemisfério sul, pelo que todos os aficionados por astronomia na América do Norte estarão com sorte, já que lá será visível em melhores condições, sobretudo no sul. A chuva de meteoros Alfa Capricornidas é menos intensa, mantendo-se ativa também até ao mesmo dia.

Como ver a chuva de meteoros

Para poder desfrutar da chuva de meteoros, não é necessário nenhum tipo de equipamento especial, mas a NASA recomenda que aqueles que quiserem fazê-lo se afastem o máximo possível das luzes da cidade, além de guardar os telemóveis. É o que diz a NASA: «Em menos de 30 minutos na escuridão, os seus olhos se adaptarão e começarão a ver meteoros. Tenham paciência: o espetáculo durará até o amanhecer, então terão tempo de sobra para dar uma olhada».

Além disso, a lua também pode dificultar a observação das chuvas de meteoros a partir do nosso planeta, especialmente se estiver completamente visível. Da mesma forma, até o próximo dia 12 de agosto, será possível apreciar este evento astronómico pouco comum.

By acanto