Uma decisão errada pode acabar por custar muito mais do que aquilo que pretendia poupar. O frigorífico, também conhecido como congelador, é um dos eletrodomésticos que funciona continuamente, sem interrupções, durante todo o ano. Como funciona constantemente, é responsável por uma parte significativa do consumo de energia elétrica da casa.

Nesse sentido, quando se trata de consumo de energia e manutenção de eletrodomésticos, muitas pessoas se perguntam se é realmente necessário deixar o frigorífico ligado 24 horas por dia.

Normalmente, esta questão surge durante as férias, mudanças ou em momentos em que as pessoas procuram reduzir o consumo de energia. No entanto, de acordo com o blogue, os fabricantes de eletrodomésticos alertam que ligar e desligar frequentemente o frigorífico pode reduzir a sua vida útil e até mesmo resultar em reparações dispendiosas.

O frigorífico é um dos poucos aparelhos domésticos concebidos para funcionar continuamente. Ao contrário de outros aparelhos, a sua função principal — conservar os alimentos a uma temperatura segura — é desempenhada quando está sempre ligado. Se o seu funcionamento for interrompido, corre o risco de comprometer a conservação de alimentos perecíveis e, consequentemente, a saúde de quem os consome.

Além disso, como o frigorífico é um sistema hermético de compressão de gases, ele requer ciclos internos de ligar e desligar, que já estão programados para economizar energia e manter o desempenho.

Desligar por um longo período pode afetar esse sistema, pois o compressor precisa fazer um esforço extra para se estabilizar ao reiniciar. Essas cargas adicionais, se repetidas constantemente, podem reduzir a vida útil do motor ou levar à sua falha prematura.

Casos em que é possível desligar o frigorífico, mas com cuidado

Apesar das recomendações gerais, existem situações especiais em que desligar o frigorífico pode ser aceitável. De acordo com uma análise realizada por inteligência artificial (IA), se vai estar fora de casa por mais de uma semana, é melhor esvaziar completamente o frigorífico, descongelá-lo, lavá-lo, secá-lo bem por dentro e deixá-lo desligado com a porta entreaberta.

Isso evitará o consumo desnecessário de energia e impedirá o acúmulo de umidade, que pode causar o aparecimento de mofo. No entanto, é muito importante seguir este procedimento passo a passo. Não basta simplesmente desligar o frigorífico e sair.

Todos os alimentos devem ser removidos, o gelo do congelador deve ser completamente removido para evitar vazamentos de água e as portas devem ser deixadas entreabertas para permitir a circulação do ar. Ignorar qualquer uma dessas etapas pode causar danos causados pela umidade, oxidação dos componentes internos e até mesmo um curto-circuito ao ligar novamente.

Para quem vai viajar por um período curto, menos de três dias, a melhor opção é deixar o frigorífico a funcionar normalmente. Nesses casos, a IA recomenda certificar-se de que a porta está bem fechada e que não há alimentos com prazo de validade próximo no frigorífico.

By acanto