Chama-se «Cladosporium sphaerospermum» e está a virar a ciência do avesso. É difícil imaginar que algo que cresceu dentro de uma zona devastada pela radiação possa ser fundamental para a sobrevivência do ser humano. É isso que os cientistas procuram alcançar com um fungo descoberto nada mais nada menos do que em Chernobyl.
O fungo descoberto em Chernobyl que surpreende todos os cientistas
Trata-se do ‘Cladosporium sphaerospermum’, um fungo que resistiu às condições extremas da central nuclear após o desastre ocorrido em 1986 (na verdade, em 2026 fará 40 anos que isso aconteceu). Conforme relatado pela National Geographic, os cientistas descobriram, uma vez que as condições se tornaram mais adequadas para entrar, que este fungo procura a radiação para sobreviver.
Tudo se deve à melanina, um pigmento que, embora esteja presente na pele humana para tentar proteger-nos do sol, é utilizado pelo fungo para absorver os raios gama da radiação, permitindo-lhe crescer através da radiossíntese. Em termos simples, ele se alimenta da radiação.
A chave para ir a Marte?
Em 2020, a Estação Espacial Internacional realizou uma experiência que demonstrou que o uso deste fungo poderia reduzir os níveis de radiação do ambiente. Os altos níveis de raios gama são um dos principais desafios a serem superados na corrida espacial, por isso é tão valioso analisar o comportamento do Cladosporium sphaerospermum nessas situações. Especificamente, o mesmo meio aponta que «uma camada fina de apenas 2 milímetros era capaz de bloquear uma parte significativa da radiação».
As experiências com este fungo, como é lógico, continuam em curso mais de 5 anos após o primeiro grande teste. Outros cientistas procuram dar uma segunda vida ao fungo para reduzir a radiação recebida por pacientes com cancro que utilizam tratamentos de radioterapia, entre outras aplicações que chegam mesmo à geração de energia.
Notícias relacionadas
Siga o canal da MeriStation no Twitter. O seu site de videojogos e entretenimento, para saber todas as notícias, novidades e últimas horas sobre o mundo dos videojogos, cinema, séries, manga e anime. Antevisões, análises, entrevistas, trailers, gameplays, podcasts e muito mais.