Um forno solar é aquele que nos permite cozinhar alimentos utilizando apenas a energia fornecida pelo calor do sol, sem recorrer a qualquer tipo de energia elétrica. É perfeito para cozinhar ao ar livre e até mesmo para te tirar de apuros naqueles momentos em que uma queda de energia pode se prolongar por horas.

É uma ideia engenhosa com a qual pode se divertir neste verão na sua próxima acampada ou no jardim, terraço ou varanda da sua casa. Veja como pode cozinhar com o calor do sol com os fornos solares caseiros com caixas e papel alumínio.

Materiais para fazer um forno solar

Para construir um forno solar de cartão, o mais importante que precisa é papel alumínio e duas caixas retangulares, uma um pouco menor que a outra para que caiba dentro dela. Calcule um mínimo de quatro centímetros de espaço entre as paredes quando uma estiver dentro da outra, pois esse espaço funcionará como uma câmara de ar. Os outros elementos essenciais são papel alumínio ou alumínio e uma folha de alumínio ou plástico um pouco maior do que a abertura da caixa pequena.

Não se esqueça também de cola não tóxica, como cola branca, e tinta preta não tóxica. Em vez disso, pode usar uma folha preta mate, embora talvez seja um pouco mais difícil de encontrar. Também é necessário algum material isolante, mas aqui tem várias opções à sua escolha. Pode ser palha, isopor, papel amassado, penas, cortiça, lã ou similares.

Como preparar as caixas

Para começar a construir o forno solar caseiro, primeiro deves forrar as caixas com papel alumínio. Para isso, basta espalhar a cola sobre a superfície e colar o papel alumínio, esticando-o com as mãos ou passando um pano por cima para que não fiquem rugas.

Em seguida, vire a caixa grande com as tampas abertas. Sobre ela, coloque a caixa pequena centrada com a abertura para cima. Com a ajuda de um estilete, faça um corte na caixa grande para fazer um buraco de forma que a menor caiba nela. Insira uma dentro da outra, corte o excesso das tampas da pequena e ajuste para que encaixe nas bordas. Depois, é hora de virá-las.

Construir o forno solar caseiro

Neste ponto, você terá as caixas com as partes revestidas de alumínio uma em frente à outra, mas o interior da caixa central estará sem revestimento. É isso que você terá que pintar de preto. O melhor é usar um spray não tóxico para isso. Quando secar, volte a colocar a caixa de cabeça para baixo e coloque o isolante à volta para que o calor não se disperse. Depois, já pode fechar as tampas com fita adesiva ou fita isolante. Agora só falta preparar a tampa do forno com cartão, colocar uma vareta e escolher o local onde o vai colocar.

Como cozinhar num forno solar caseiro

Para cozinhar no forno solar, o mais adequado são as panelas pretas ou de cor escura. Também podem ser usados recipientes de vidro que sirvam para cozinhar no forno ou no micro-ondas, pois resistem ao calor sem estourar. Tenha em conta que, a partir dos 85 ºC de temperatura, já é seguro cozinhar alimentos neste forno caseiro. Coloque-o na direção do sol e reoriente-o a cada 30 minutos ou a cada hora para que os raios diretos continuem incidindo sobre ele.

Coloque a panela com os alimentos a cozinhar. Use sempre luvas grossas para não se queimar e tenha à mão um termómetro para verificar a temperatura atingida. Lembre-se de que pode ultrapassar os 100 ºC, embora o que cozinhar no forno solar nunca vai queimar nem colar no fundo da panela.

Outros fornos solares

Se quiser algo menos elaborado e realizar um projeto mais simples que possa ser feito com a supervisão dos mais pequenos da casa, pode fabricar o forno solar caseiro com uma caixa de pizza. Neste caso, vais precisar de cartolina preta, papel alumínio, cola não tóxica, tesoura, um recipiente metálico, um saco especial para o forno para cobrir os alimentos (o que evita que precisemos usar outra caixa) e duas pinças para levantar a tampa.

No entanto, se preferir comprar algo mais elaborado porque não é muito habilidoso com trabalhos manuais, mas gosta da ideia de cozinhar com energia solar, pode sempre adquirir um dos modelos de forno solar disponíveis no mercado, cujo funcionamento é semelhante ao caseiro: portáteis, dobráveis e sem necessidade de utilizar qualquer outra fonte de energia.

Experimente construir o seu forno solar neste verão e ouse cozinhar com a energia do sol de uma maneira única. Existem muitas receitas na Internet para preparar comida desta forma. Ouse experimentá-las!

By acanto