A indústria mineira deste país pode dar um grande salto graças à descoberta de uma jazida com grandes reservas de metais preciosos. País latino-americano pode alcançar desenvolvimento económico após a descoberta de uma jazida com toneladas de ouro e prata. De acordo com os resultados de novas perfurações, a empresa confirmou que os parâmetros estabelecidos foram excedidos.
Trata-se de uma série de veios ou jazidas de minerais na região da Argentina, onde já havia mineração anteriormente. Apenas uma área foi explorada, portanto, estudos técnicos revelarão a dimensão da jazida.
Onde fica este novo depósito de ouro e prata?
A empresa canadiana Astra Exploration realizou perfurações no Maciço Desadeado, região pertencente à província argentina de Santa Cruz. Lá foi descoberto um depósito de ouro e prata em quantidades inesperadamente grandes.
Faz fronteira com o rio Desagrado, Chico, Las Orquídeas e a Estrada Nacional 40 até Perito Moreno.
Esta descoberta foi feita na zona de La Manchuria, na parte centro-oeste do maciço Desagrado, e é considerada um projeto com grande potencial para futuras descobertas.
Estes resultados foram obtidos a partir dos poços LM-107A e LM-108A, onde foram encontradosteores de 199,3 gramas por tonelada de ouro e 8,356 gramas por tonelada de prata. Além de confirmar que se trata de uma concentração invulgar, foi também indicado que se trata de um sistema mais extenso e complexo do que se pensava.
As áreas não exploradas podem conter ainda mais corpos mineralizados não descobertos, o que tornaria o projeto muito mais amplo do que se pensava inicialmente.
Importância desta descoberta de ouro e prata para o país
A Astra Exploration indicou que o depósito de ouro e prata está localizado fora das áreas expostas, pois há camadas mais jovens de rocha. Está previsto continuar a perfuração para compreender melhor a dimensão da descoberta.
A importância para a Argentina reside no preço atual do ouro, que é de 3319,70 dólares americanos por onça e, segundo estimativas, pode subir para 5000 dólares americanos. Por este motivo, a exploração nesta região de Santa Cruz é fundamental para a economia e as reservas do Banco Central da República Argentina.
Além disso, a qualidade e a quantidade de minerais neste depósito estão se tornando cada vez mais promissoras. Por exemplo, o teor de prata em um dos poços ultrapassou o nível normal para veios deste tipo, o que ressalta a importância geológica do depósito.
«O primeiro programa de perfuração da Astra em La Manchuria indica a presença de veios muito maiores do que se previa anteriormente», concluiu Brian Miller, diretor-geral da empresa.