Com este guia simples, poderá livrar-se daquela camada queimada e pegajosa das suas frigideiras sem danificar o revestimento antiaderente. Se tem uma frigideira de teflon, é provável que muitas tarefas na sua cozinha sejam muito mais fáceis. O seu revestimento antiaderente permite cozinhar com pouca gordura e, além disso, facilita a limpeza posterior. Mesmo assim, por descuido ou devido aos componentes próprios de certos alimentos, na sua superfície podem formar-se manchas de queimado que nem sempre saem com a lavagem habitual.

O que deve fazer? A primeira coisa e mais importante é manter a calma. Evite tomar medidas desesperadas, como usar esponjas abrasivas ou produtos químicos fortes. O teflon é um material sensível que pode deteriorar-se se não tomar as decisões certas. Com isto em mente, o próximo passo será colocar em prática as etapas que partilhamos a seguir.

1. Deixe a frigideira arrefecer

Se acabou de preparar as suas refeições e ficaram manchas escuras na superfície, espere alguns minutos antes de prosseguir. Não é recomendável lavar imediatamente, pois podem ocorrer danos térmicos no revestimento.

2. Adicione água e sabão

Se possível, retire com um guardanapo ou papel de cozinha os resíduos de alimentos ou gordura que a frigideira tiver na superfície. Em seguida, cubra com água abundante e adicione um jato de detergente para louça.

3. Leve ao lume médio-alto

Embora à primeira vista pareça contraditório em relação ao primeiro ponto, deve levar a frigideira ao lume médio-alto para aquecer a mistura com sabão. Deixe ferver durante 5 a 10 minutos. Durante este tempo, irá notar que a gordura e os resíduos queimados se soltam e que a água fica escura.

4. Polvilhe bicarbonato de sódio

Depois do tempo sugerido, retire a frigideira do lume e deixe arrefecer novamente antes de continuar. Quando estiver morna, quase fria, deite fora a água com sabão e polvilhe bicarbonato de sódio sobre a mancha. Se notar que os resíduos são resistentes, complemente com uma colher de sal grosso.

Esses ingredientes, embora sejam um pouco abrasivos, são adequados para o teflon e removem a sujidade. Para melhores resultados, borrife um pouco de água por cima — o suficiente para formar uma pasta — e deixe agir por 10 a 15 minutos. Se as queimaduras continuarem incrustadas, deixe o produto de molho durante toda a noite.

5. Limpe e enxague

Com uma esponja macia ou um pano de microfibra, comece a esfregar a mancha com movimentos circulares. Não é necessário aplicar força. Verá que as partes queimadas saem com muita facilidade, pois o sabão e o bicarbonato fizeram o seu trabalho. O último passo é enxaguar com água limpa e secar.

6. O que deve evitar

Não use esfregões de fibra de aço, facas ou espátulas duras e muito menos produtos de limpeza abrasivos em pó ou lixívia. Estes métodos agressivos reduzem a vida útil do teflon e, eventualmente, podem fazer com que a frigideira liberte compostos indesejáveis durante a cozedura.

Lembre-se de que a maneira como usa a frigideira de teflon também é fundamental para mantê-la em bom estado e evitar manchas difíceis. Portanto, procure cozinhar em fogo médio-baixo, não deixe a frigideira vazia sobre o fogão e use utensílios de silicone ou madeira que não risquem o revestimento. Com esses cuidados diários e este método de lavagem, você não precisará mais se preocupar com essas manchas indesejadas.

By acanto