As vespas são companheiras desagradáveis das nossas refeições ao ar livre no verão. Mas, sabendo o que elas procuram, também aprenderemos a compreender como se livrar delas. No hemisfério norte, chegou o verão, o que significa sol, mar e vespas.

Muitos de nós fomos ensinados a temer as vespas como insetos agressivos que existem apenas para tornar a nossa vida insuportável. No entanto, diante da perda instável da natureza selvagem em todo o planeta, precisamos aprender a coexistir com todos os organismos, incluindo as vespas. Elas são importantes polinizadoras e predadoras de insetos.

Conhecer a sua história natural pode ajudar-te a comer ao ar livre perto de vespas sem correr riscos.

As vespas que normalmente voam em direção aos teus lanches são, em geral, vespas comuns (Vespula vulgaris) e vespas alemãs (Vespula germanica). Elas aparecem do nada. O que fazer?

  1. Fique onde está, caso contrário, ela pensará que é um predador
  2. Os seus receptores olfativos levaram-na (todas as obreiras são fêmeas) até à sua mesa, mas agora ela está a usar referências visuais (você e o seu ambiente) para encontrar comida no seu prato. Mantenha a boca fechada e não respire muito para reduzir a emissão de dióxido de carbono, que as vespas usam como sinal de ataque de um predador. Da mesma forma, se começar a se agitar e gritar, estará a se comportar como um predador, o que pode provocar uma reação de ataque da vespa.
  3. Observe o que ela está a comer
  4. Esta é uma vespa operária. Ela está à procura de comida para alimentar as larvas das suas irmãs no ninho, que se assemelha a papel. Ela está a cortar um pedaço de presunto, a recolher um pouco de compota ou a beber a sua bebida doce? Observe o que ela está a comer, isso irá indicar-lhe o que pode oferecer-lhe. Ela está tão concentrada na sua tarefa que não vai notar a sua presença.
  5. Faça-lhe uma oferta para que ela não o incomode
  6. Num piscar de olhos, ela vai voar, levando consigo a geleia ou o pedaço de presunto. Ela pode voar da sua mesa, movendo-se em ziguezague, o que significa que ela está a reorientar-se para voltar em segurança. Depois de memorizar os pontos de referência, ela voará em linha reta a grande velocidade. Se a seguirem, ela levar-vos-á ao seu ninho. Mas é melhor usar esse tempo para preparar a oferta, pois ela voltará em breve. Deve ser parte do que ela recolheu do vosso prato. Podem colocá-la um pouco mais longe da comida. Se a deixares levar a sua parte, também poderás desfrutar tranquilamente do teu almoço.

Podes afastar gradualmente o teu presente da vespa. Presentes para vespas são uma técnica bem comprovada em todo o mundo, quer queiras encontrar um ninho de vespas para o comer ou não queiras que os clientes sejam incomodados no terraço.

Felizmente, é improvável que a sua amiga de piquenique atraia um enxame inteiro para a sua mesa, pois as vespas sociais não são boas a recrutar. Isto é lógico, pois o alimento das vespas (insetos, carniça) é um recurso disperso e efémero; encontrar, por exemplo, uma lagarta não significa que haja muitas.

Isso contrasta com as abelhas melíferas, que passaram por uma intensa seleção natural, levando ao desenvolvimento de um sistema de comunicação (dança das abelhas) que permite atrair muitas coletoras para a mesma área de floração.

No entanto, podem aparecer algumas vespas no seu lanche, especialmente se o ninho estiver por perto, por mero acaso. As vespas são geralmente atraídas para o local de alimentação pela presença de outras vespas. Ao ver um pequeno grupo, você começa a investigá-lo. Mas se forem muitas, você vai embora.

Mudanças na alimentação das vespas

Talvez você saiba que as vespas ficam loucas por açúcar no final do verão. Mas por que elas preferem proteínas no início da temporada? Isso depende do que está a acontecer dentro da colónia e muda com as estações.

As larvas das vespas são carnívoras. Os indivíduos trabalhadores criam milhares de larvas juntos. Se a sua vespa estiver à procura de presunto (ou qualquer outra fonte de proteína) no seu piquenique, isso significa que a colónia está cheia de larvas famintas. Esse comportamento é normalmente observado do início ao meio do verão e raramente após o final de agosto.

Assim, pode desfrutar sabendo que está a ajudar a alimentar exércitos de pequenos combatentes de pragas que em breve assumirão ocontrolo das populações de moscas, lagartas, pulgões e aranhas.

Uma característica distintiva da vespa adulta é o seu pequeno pedúnculo (cinto de vespa). Este estreitamento entre o tórax e o abdómen evoluiu para que os seus antepassados pudessem dobrar o abdómen, como na ioga, e parasitar ou paralisar as suas presas.

A vespa operária limita a sua dieta praticamente apenas a líquidos.

É como uma empregada doméstica que tem de servir banquetes sem poder prová-los. As larvas retribuem o serviço com uma secreção líquida nutritiva, que complementam com néctar de flores. Durante a maior parte da estação, isso é suficiente.

Ciência num piquenique

No final do verão, a maioria das larvas transformou-se em pupas, e a larva na fase de pupa já não precisa de se alimentar. Assim, diminui a necessidade de proteínas, bem como de secreções doces, das quais as operárias se alimentavam.

Isso faz com que as operárias visitem as flores em busca de néctar, embora o seu pão com geleia ou limonada também possa ser irresistível. Se a sua vespa parece obcecada por açúcar na mesa, pode ter a certeza de que a sua colónia provavelmente está no fim do seu ciclo de vida.

Embora a época do ano seja um bom indicador do equilíbrio entre proteínas e açúcar nas preferências alimentares das vespas, fatores como o clima, a disponibilidade de presas, a concorrência local e o ritmo de crescimento da colónia também influenciam. Portanto, é bem possível que este ano a mudança do presunto para a compota ocorra em uma época diferente da do ano que vem.

Gostaríamos que nos ajudasse a recolher dados sobre este assunto, para melhorar a previsão sobre o que é melhor oferecer às suas vespas: presunto ou compota. Para participar, indique aqui se o zangão que voa sobre a sua comida prefere proteínas (por exemplo, frango, húmus, carne de vaca ou salsicha), compota (ou qualquer alimento doce, incluindo bebidas gaseificadas) ou ambos.

By acanto