Se está cansado de poeira, sujeira ou frio a entrar por baixo da porta, temos a solução. Com este truque caseiro, poderá criar vedantes de forma fácil e rápida. Quando está frio ou o vento entra pelas frestas das portas ou janelas, manter a casa quente e livre de poeira pode ser um desafio. Mas graças a este truque caseiro, nada está perdido e evitará incómodos. Estes acessórios ajudam a conservar o calor e bloqueiam a entrada de sujidade, ruídos e até insetos.

Todos nós já fomos à casa dos nossos avós ou pais e encontramos um objeto estranho colocado nas ranhuras sob a porta. O que são? Para que servem? Hoje vamos contar-lhe.

Esse objeto se chama burlete, é uma tira que é colocada na parte inferior ou lateral das portas e janelas para vedar pequenos espaços por onde o ar, a poeira ou a umidade podem entrar. É um elemento fundamental para melhorar a eficiência térmica da casa e evitar que o frio do exterior entre durante o inverno.

O truque caseiro do burlete para a porta: prático e reciclável

Um burlete é uma tira de material flexível concebida para vedar espaços e impedir a entrada de ar, poeira ou até mesmo ruído pelas janelas e portas

Criar um burlete caseiro com tecido é uma opção fácil, ecológica e muito económica. Pode reutilizar roupa velha, toalhas ou retalhos de tecido e transformá-los numa barreira eficaz contra o frio. Para isso, vai precisar de:

  • Um tecido resistente (ganga, gabardina, lona ou similar)
  • Enchimento (pode ser enchimento, lã, arroz, areia, retalhos de tecido ou até sacos de plástico)
  • Linha e agulha ou máquina de costura
  • Tesoura
  • Fita métrica

Passo a passo para fazer o seu burlete caseiro

1. Meça a porta: Com uma fita métrica, meça a largura da parte inferior da porta que deseja proteger. A essa medida, acrescente mais 2 ou 3 centímetros para a margem de costura.

2. Corte o tecido: Agora corte um retângulo de tecido com aproximadamente 15 cm de largura e o comprimento que mediu. Se a porta tiver mais de um metro, pode unir vários retalhos para obter o comprimento desejado.

3. Costure o tubo: O terceiro passo é dobrar o tecido ao comprido, com o lado avesso para fora, e costurar as bordas formando um tubo. Deixe uma das extremidades aberta para poder enchê-lo.

Com tecido reciclado e alguns materiais, poderá criar o seu próprio

4. Encha-o: Vire o tubo para que a costura fique por dentro. Em seguida, encha-o com o material escolhido. Se usar arroz ou areia, o burlete ficará mais pesado e ficará melhor no lugar.

5. Feche a extremidade: Depois de cheio, costure a extremidade aberta com pontos firmes para que o enchimento não escape. Se quiser um burlete mais eficaz, pode fazer um design duplo, ou seja, com dois tubos unidos no centro, que deslizam por baixo da porta, tal como na foto da capa deste artigo. Desta forma, o burlete fica fixo e isola ambos os lados.

Benefícios de criar e usar burletes caseiros

  • Economia de energia: conservam o calor e reduzem o uso do aquecimento.
  • Menos poeira e sujidade: evitam que o ar exterior traga partículas para o interior.
  • Menos ruído: ajudam a isolar acusticamente os ambientes.
  • Ecológicos e recicláveis: pode fazê-los com materiais que já tem.
  • Personalizáveis: escolha tecidos com designs que combinem com a sua decoração.

By acanto