Trata-se de uma nova espécie de inseto-pau gigante, que recebeu o nome de «Acrophylla alta». Em uma remota floresta da Austrália, foi descoberta uma nova espécie de inseto-pau gigante. Em algumas áreas, o número de insetos foi reduzido pela metade devido às mudanças climáticas e à pressão humana. Ciência Em uma remota floresta da Austrália, foi descoberta uma nova espécie de inseto-pau gigante
Um grupo de cientistas australianos descobriu numa remota floresta tropical no norte da Austrália uma nova espécie de inseto-pau gigante,Acrophylla alta, que foi classificado como o inseto mais pesado do país, com um peso surpreendente de 44 gramas e um comprimento de 40 centímetros.
O inseto foi encontrado no planalto de Atherton, uma região com clima frio e húmido situada a cerca de 50 quilómetros a sudoeste de Cairns. Segundo o professor Angus Emmott, da Universidade James Cook, o tamanho invulgar do inseto pode ser o resultado de uma adaptação evolutiva para sobreviver em condições climáticas extremas. «A sua massa corporal provavelmente ajuda-os a sobreviver em condições mais frias», explica.
Esta espécie habita exclusivamente emflorestas tropicais de altitude, nos níveis superiores da copa das árvores, o quedificulta a sua deteção. Emmott salientou que, exceto fenómenos naturais como ciclones ou aves que os derrubam, estes insetosraramente são vistos por humanos.
O estudo dos seus ovos foi fundamental para classificar esta espécie como nova. Até agora, o recorde mundial de peso de um inseto era detido por uma mosca gigante da Nova Zelândia, que pesava 71 gramas, de acordo com o Guinness World Records.