É muito comum que, depois de desfrutar de uma garrafa de vinho, a rolha de cortiça acabe no lixo. Embora muitas pessoas a reutilizem em trabalhos manuais, decoração ou como isolante, poucos conhecem o verdadeiro potencial deste pequeno objeto em casa.
Alguns especialistas afirmam que colocar uma rolha de vinho dentro do frigorífico pode ajudar a poupar energia elétrica. Este truque caseiro simples não só é fácil de aplicar, como também pode melhorar a eficiência energética do frigorífico, otimizando o seu funcionamento e reduzindo o consumo de eletricidade a longo prazo.
O truque simples da rolha para poupar energia elétrica
Segundo o portal La Gaceta, colocar rolhas dentro do frigorífico ajuda a absorver a humidade, que é tão presente no outono e no inverno. Isto permite reduzir a necessidade de o motor trabalhar mais para manter a temperatura, o que, teoricamente, poderia melhorar a eficiência energética.
Por outro lado, um artigo de Harvard, que aprofunda as propriedades do cortiça, diz que atua como um moderador do fluxo de ar. Ao colocá-lo num frigorífico, é capaz de direcionar o ar frio para áreas que precisam.
Isso ocorre porque o cortiça é um material leve e poroso, o que o torna uma opção ideal para cumprir essa função reguladora. Ao colocar a cortiça numa das prateleiras, o ar frio é distribuído de forma mais uniforme, reduzindo o gasto de energia necessário para manter a temperatura constante no interior.
Por último, o uso da cortiça também pode ajudar a evitar a acumulação de gelo. Com menos gelo, o aparelho terá de trabalhar menos para manter a temperatura, evitando assim que o eletrodoméstico consuma mais energia.