A limpeza da casa é fundamental nessa tradição asiática, e eles têm um método natural para espantar esses insetos. Embora as aranhas sejam reguladoras de pragas, às vezes representam uma visita indesejada em casa. A cultura asiática tem diferentes métodos para repeli-las.
Um deles está diretamente relacionado com um ingrediente da cozinha. Como parte das suas rotinas de limpeza, numa sociedade caracterizada pela higiene, os japoneses usam vinagre nas diferentes áreas onde as aranhas estão ou podem se instalar.
O vinagre: um dos segredos japoneses contra as aranhas
Embora o vinagre seja geralmente utilizado em diferentes receitas na cozinha, também funciona para espantar aranhas. No Japão, limpam os cantos, as fendas e os tetos das casas com esta substância. Devido ao seu aroma, tende a repelir estes insetos.
Adicionar a limpeza destas áreas da casa com vinagre é uma forma de reduzir a sua presença. Um método natural e económico para repeli-las.
Além deste método, os japoneses costumam espantar as aranhas com incensos. Mas não qualquer um. Dentro desta tradição, tendem a preferir aromas cítricos, pois acredita-se que são mais eficazes.
Outros métodos usados no Japão contra as aranhas
As aranhas, assim como outros insetos e animais, cumprem uma função no ecossistema. Portanto, recomenda-se não matá-las, mas sim espantá-las, caso incomodem. Outros métodos usados no Japão são:
- Higiene: no Japão, a limpeza está ligada ao bem-estar e à proteção do lar. É importante manter um ambiente sem poeira e seco para evitar que as aranhas se instalem.
- O uso de “Kumo yoke”: são amuletos ou talismãs escritos à mão em kanji (um dos três sistemas de escrita no Japão). São colocados em portas ou entradas. É um método ligado à superstição e não à biologia ou a outro ramo científico. Mas ainda é usado.
- Produtos com aroma de castanha-da-índia: é comum encontrar no mercado diferentes repelentes japoneses compostos com extratos dessa planta. É associada, simbolicamente, à proteção da casa.