Num país remoto do Sudeste Asiático é produzido o que é considerado o mineral mais caro do mundo, cujo valor por quilate ultrapassa o do ouro e do platina. Sem dúvida, o ouro, a platina e até os diamantes são peças de grande valor, mas existe um mineral que é mais caro do que todos eles e cujo valor pode chegar a centenas de dólares ou milhões por quilate.

Este mineral tão valioso é conhecido como jadeíta. «É uma das duas pedras preciosas conhecidas como jade. A outra pedra é a nefrita, que tem aparência semelhante, mas propriedades diferentes», explica o site Gem Rock Auctions.

Trata-se de uma pedra rara que pertence ao grupo dos piroxenos, com cristais entrelaçados que a tornam uma peça durável e mais resistente a impactos do que os próprios diamantes, refere o mesmo site.

Geralmente é de tom verde ou branco, com uma transparência que varia de translúcida a opaca.

Quanto vale a jadeíta?

De acordo com os dados partilhados pelo meio de comunicação Unión Rayo, a jadeíta é composta por silicato de sódio e alumínio, mas o seu valor reside na sua cor verde intensa, conhecida como jade imperial.

Um quilate pode valer centenas de dólares ou mesmo milhões, acrescenta o meio de comunicação.

Precisamente devido à sua raridade, é difícil de encontrar, pois se forma em locais com condições geológicas específicas, ou seja, com alta pressão e baixas temperaturas.

Tudo isso é encontrado em um país chamado Mianmar, anteriormente conhecido como Birmânia até 1989, quando mudou de nome. Este é “o maior país do Sudeste Asiático continental”, descreve a National Geographic.

«Cerca de 70% da jadeíta do mundo é extraída em Mianmar», acrescenta a Unión Rayo sobre este país asiático que mantém a produção desta gema há décadas, o que aumenta o seu valor nos mercados internacionais.

Outros países como a Guatemala, o México, o Japão, a Rússia ou mesmo os Estados Unidos também possuem jazidas de jadeíta, mas nenhuma com a mesma qualidade da produzida em Mianmar.

A jadeíta é muito valiosa, mas também tem um significado simbólico, pois é considerada um material sagrado na China antiga, onde era associada à imortalidade espiritual.

Na cultura maia, também tem um estatuto superior ao do ouro, por ser considerado um símbolo de vida eterna, fertilidade e ligação com os deuses.

Atualmente, acredita-se que é um dos minerais mais poderosos do mundo, sendo também considerado um protetor contra energias negativas e atribuindo-se-lhe propriedades curativas. É realmente considerado um verdadeiro tesouro para os colecionadores de gemas.

By acanto