Embora este truque seja a solução para todos aqueles que não conseguem dormir devido às altas temperaturas, pode representar uma série de riscos para o organismo.

Embora a chegada do verão traga consigomuitos aspectos positivos, como o aumento da frequência com quepraticamos atividades ao ar livre, não está isenta de certos contratempos que tornam a nossa vida quotidiana um pouco menos suportável. E é que as altas temperaturas são um incómodo difícil de evitar em certos momentos do dia.

Um dos que mais causa dores de cabeça é, sem dúvida, conciliar o sono. Nesse sentido, muitos cidadãos decidem abrir as janelas na hora de dormir e mantê-las assim até a manhã seguinte. E é que, embora possa ser a solução para nos refrescar nas noites mais quentes, pode colocar em risco a nossa saúde.

É o que afirmam vários especialistas, como o Dr. Miguel Lanaspa, pediatra do Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona, que, num dos seus artigos mais recentes, afirma que a exposição ao ruído exterior que entra na nossa casa pela janela durante as horas de sono pode ser prejudicial para o nosso organismo, impedindo-nos de desfrutar de um descanso completo e reparador.

Fechar as janelas na cidade

O especialista foi claro sobre dormir com a janela aberta, ouvindo qualquer ruído proveniente do exterior. «Fraciona o sono, interrompe o ciclo e priva o organismo dos benefícios das fases mais profundas, como a descida da pressão arterial, a produção de serotonina e a consolidação das memórias do dia anterior», menciona no artigo.

A exposição constante ao ruído durante as horas de sono prejudica a higiene do sono, provocando um aumento do stress, que se transforma em irritabilidade nas crianças e depressão ou distimia nos adultos, segundo Lanaspa no seu artigo. É que as cidades representamuma grande concentração de poluição acústica que afeta a qualidade de vida das pessoas que nelas vivem.

Jenna Rezzo, especialista em emagrecimento: «As pessoas que tinham o corpo que eu queria realmente seguiam regras muito simples»Jenna Rezzo, especialista em emagrecimento: «As pessoas que tinham o corpo que eu queria realmente seguiam regras muito simples»

O próprio especialista fez uma comparação em que encontrou uma relação entre o ruído de fundo das cidades e o som incómodo que um aparelho de ar condicionado antigo poderia emitir. É que os sons que ultrapassam os 65 decibéis são percebidos como uma ameaça pelo nosso organismo, o que faz com que ele se deteriore com o tempo.

By acanto