Isto foi descoberto através de uma investigação do jornal The Sunday Times. A Ryanair irá premiar os seus funcionários com bónus financeiros por localizarem malas que não cumprem a sua política de bagagem. Há alguns dias, o chefe da Ryanair, Michael O’Leary, criticou o Comité Europeu dos Transportes pela sua política de bagagem a bordo dos aviões. Agora, ele se viu envolvido em uma nova polêmica. Uma investigação realizada pelo jornal britânico The Sunday Times revelou que a companhia aérea estava a dar bónus aos seus funcionários por localizarem malas de um determinado tipo.
Que tipo de malas procura a companhia e qual é o bónus que os funcionários recebem?
As provas eram tais que a própria companhia irlandesa não teve outra escolha senão reconhecê-lo depois de ser contactada pelo jornal. O jornal inglês teve acesso à folha de pagamento de um funcionário que recebia entre os seus rendimentos um «bónus por mala na porta». Essa tarefa consiste em localizar malas maiores do que o permitido. Isso porque as companhias aéreas cobram 75 euros por cada bagagem despachada. Mas qual é o valor do bónus por mala? De 1,50 euro por mala, até chegar a 80 euros. Por sua vez, a companhia explica que «menos de 0,1% dos passageiros infringem essa regra».
Mesmo assim, adverte: «A nossa mensagem para esses 0,1% de passageiros é simples: por favor, cumpram as nossas generosas regras de bagagem ou serão cobrados no check-in na porta de embarque».
Por outro lado, a companhia irlandesa teve em 2024 um lucro de 1,610 milhões de euros, de acordo com o comunicado que divulgou, sobre um faturamento próximo aos 14,000 milhões. No exercício 23/24, foi ainda maior, já que o lucro foi de 1,920 milhões de euros.
A Ryanair ainda está pendente de se adaptar à nova norma da UE que permite bagagem de mão com dimensões de 40x30x20 cm. Por enquanto, permite embarcar com uma mala que não exceda as dimensões 40x20x25 cm. Sem custo para o passageiro. O preço cobrado pela companhia aérea é pela bagagem de 10 kg de maiores dimensões, 55x40x20 cm, e varia dependendo do voo.