História, saúde e beleza, tudo num único parque natural. Milhares de piscinas naturais escondem-se nos recantos mais secretos do mundo: com água doce, salgada, cristalina, azul-turquesa… Mas na antiga cidade romana, repleta de templos sagrados e ruínas, no coração da Turquia, há uma que é mais especial do que todas as outras. Localizada na montanha Pamukkale, esta zona é hoje Património Mundial da UNESCO e ainda mantém elementos dos séculos passados: banhos, vestígios de necrópoles e até um teatro.
Turquia, Roma e o Egito num só lugar
A magia deste lugar não deixa ninguém indiferente, e o seu nome sugere o motivo: Piscina de Cleópatra ou Cleopatra Antique Pools. Embora estruturas como vestiários tenham sido construídas recentemente, o mesmo não se pode dizer da piscina: o seu fundo é formado por ruínas arquitetónicas do século II a.C. Na verdade, originalmente era uma fonte de origem romana: um terramoto destruiu os seus porticos, que agora estão submersos.
Como os antigos romanos apreciavam muito as propriedades das fontes, descobriram aqui águas termais e construíram uma cidade inteira à sua volta: Hierápolis. Chegaram mesmo a construir um templo dedicado a Plutão (deus romano do submundo), ao qual deram o nome de Plutonium.
E Cleópatra?
Embora não existam provas históricas de que Cleópatra tenha visitado Hierápolis, o nome deriva de uma crença romana de que ela tomava banho nestas águas termais durante a sua visita à Ásia Menor. Além disso, essa ligação também é resultado das propriedades da água, uma vez que possui propriedades rejuvenescedoras e Cleópatra é historicamente um símbolo de beleza e juventude.
Aproveite todos os benefícios
A água desta piscina tem uma temperatura de 36 °C, o que torna o banho agradável mesmo nos meses mais frios e dá a sensação de estar numa banheira de hidromassagem. Contém elementos como cálcio e magnésio, que possuem propriedades benéficas para a saúde, doenças de pele ou sinais de envelhecimento (é isso que atrai muitos turistas que desejam desfrutar do que este lugar incrível tem para oferecer).
Para aceder à piscina é necessário adquirir um bilhete que inclui a visita às ruínas de Hierápolis e aos travertos (outro local maravilhoso nesta região). Mas isso não é tudo, pois é necessário pagar um valor adicional para aceder à piscina.
Outros locais encantadores
Se visitar o Parque Natural de Pamukkale, não perca os travertos de Pamukkale. Ao ver esta paisagem maravilhosa, vai sentir-se numa montanha nevada ou a flutuar entre as nuvens. Na verdade, são conhecidas como «Castelo de Algodão». São formações rochosas em forma de terraços escalonados, compostas por carbonato de cálcio. Estas superfícies foram formadas pelas águas termais que se infiltram pelas encostas das montanhas.
Para completar esta experiência, que sem dúvida o transportará para tempos antigos e lugares de contos de fadas, reserve algumas horas para visitar o teatro romano. Data do século II d.C. e foi construído por ordem do imperador Adriano, tendo sido posteriormente restaurado por Septímio Severo. Embora hoje sejam apenas ruínas, as suas enormes dimensões não passam despercebidas: estima-se que pudesse acomodar cerca de 15 000 pessoas. Foi declarado Património Mundial da UNESCO e destaca-se pelo seu bom estado de conservação.