A clássica base de duche que ficou tão na moda há alguns anos tem alternativas mais modernas, com designs e materiais de nova geração

Se a nossa casa já tem alguns anos e a casa de banho não foi renovada, é provável que tenhamos a típica banheira com chuveiro incorporado, tão comum no século passado. Uma tendência que pouco a pouco foi dando lugar a designs mais modernos, como o popular bandeja de chuveiro que ficou na moda no início dos anos 2000.

No entanto, desde essas datas já distantes, os designs, materiais e gostos evoluíram, e o que antes nos parecia o máximo agora pode parecer desatualizado, velho e chato. Que outras opções temos para dar uma nova vida à nossa casa de banho?

Chuveiros em formato de cabine

Também conhecidos como chuveiros em cápsula, os chuveiros que vêm em formato de cabine são os mais futuristas e inovadores. Representam uma fusão perfeita entre uma banheira, por terem um espaço fechado, e o tradicional chuveiro de pé, envolvendo completamente o utilizador.

Ao contrário dos bases de duche convencionais, estes modelos oferecem uma separação total em relação ao resto da casa de banho, redefinindo a experiência de higiene e conforto. Têm uma estrutura independente que não requer integração com o resto da casa de banho e, na maioria dos casos, são comercializados como um módulo pré-fabricado de instalação mais simples.

Geralmente destacam-se pelas suas linhas elegantes e pelo uso de materiais avançados, como vidro fumado, alumínio anodizado e compostos de alta resistência. Além disso, também é comum que incorporem não só as funções de um chuveiro clássico, mas também outras tecnologias como iluminação LED e sistemas de cromoterapia.

Chuveiro italiano ou “walk-in”

Também conhecidos como uma variante dos chuveiros ao nível do chão, trata-se de uma tendência que consiste em chuveiros parcialmente fechados com uma divisória de vidro cuja característica é não ter molduras.

O espaço do chuveiro permite entrar como se fosse um SPA, diretamente no recinto que não precisa ter um tabuleiro, ou se tiver, deve ser pequeno, acessível e discreto. A ideia é que o chuveiro pareça mais uma parte do espaço do banheiro, sem obstáculos que impeçam a visão do interior nem degraus para entrar.

Têm a vantagem de oferecer um aspecto mais amplo e limpo, o que pode dar a sensação de ter uma casa de banho maior do que realmente temos. Em contrapartida, será necessária uma reforma importante para preparar o local, especialmente se tivermos uma banheira tradicional.

Cortinas de duche como elemento de design

Outra alternativa para mudar o aspeto da nossa ducha é apostar em cortinas de tecidos modernos, que oferecem um design peculiar, diferente do clássico plástico branco ou bege de antigamente.

Atualmente, as cortinas de banho podem recuperar o protagonismo graças à sua capacidade de personalização e preços económicos, com designs inovadores que incluem padrões geométricos, estampados chamativos, cores vibrantes e uma grande variedade de tecidos.

As cortinas de nova geração, ao contrário das antigas de plástico, podem ser lavadas regularmente na máquina de lavar, oferecendo maior durabilidade e uma aparência correta por mais tempo. Além disso, muitas dessas cortinas têm um acabamento repelente à água, para maior resistência à humidade.

Outra opção possível são as cortinas de tecido, que oferecem maior respirabilidade em comparação com as cortinas de plástico, permitindo que o ar circule mais livremente, minimizando assim os problemas de acumulação de humidade, com o consequente aparecimento de bolor e fungos.

Microcimento e madeira no chuveiro

Os azulejos clássicos que muitas casas de banho antigas têm ficaram claramente antiquados. E se quisermos dar um novo visual à nossa, talvez seja suficiente variar esses acabamentos.

Por exemplo, colocar o chão com madeiras resistentes à água ou azulejos de porcelana alongados que imitam este acabamento em madeira pode mudar completamente uma casa de banho antiga com azulejos brancos ou de cores pálidas.

Outra opção mais complexa é apostar no acabamento em microcimento para todo o espaço do chuveiro e prescindir completamente dos azulejos. A vantagem é que se trata de um material muito resistente que permite unificar o espaço, dando uma maior sensação de amplitude em casas de banho pequenas. Em contrapartida, temos que o custo provavelmente será um pouco maior e, claro, será necessário fazer uma reforma.

By acanto