Cada opção de conexão tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, talvez seja mais interessante conectar a Smart TV por WiFi do que por cabo Ethernet. E não há apenas um motivo, mas vários. Desta vez, é a vez de falar sobre os pontos-chave que podem levar a preferir usar uma conexão sem fio em vez de conectar a TV ao router por cabo.
Cabo Ethernet ou WiFi? Para muitos, pode ser uma decisão difícil, por isso não é mau conhecer os diferentes aspetos pelos quais, no nosso caso, continuamos a optar pelo Wi-Fi, apesar de a ligação por cabo ser mais estável.
Por que é bom ligar a TV ao WiFi?
Sem dúvida, essa é uma daquelas perguntas que passa pela cabeça de muitos utilizadores, especialmente aqueles que desfrutam continuamente de conteúdos em streaming ou até mesmo de canais de televisão pela Internet a partir de suas Smart TVs. De qualquer forma, há uma série de pontos-chave que devem ser levados em consideração, tais como:
- Adeus aos cabos: se tem mais de um dispositivo conectado à televisão, com certeza já fez de tudo para que eles não fiquem à vista. Bem, ao ligar a TV à rede sem fios, a verdade é que não terá de adicionar mais nenhum cabo à lista.
- Maior flexibilidade na localização: não importa se o router está numa ponta da sala e a televisão noutra, ao não ligá-la por cabo, não terá de instalar a Smart TV perto deste dispositivo. Além disso, também evitará passar cabos Ethernet pela sua casa.
- Não precisa gastar mais dinheiro: embora encontrar um cabo Ethernet não seja um grande custo, a verdade é que não precisará gastar nada. Portanto, ao conectar a TV ao WiFi, já economiza algum dinheiro.
É verdade que a ligação por cabo é mais estável e a velocidade obtida é mais constante, no entanto, ao optar pela rede sem fios, esquecerás de esconder cabos, passar mais cabos pela casa e, acima de tudo, poderás colocar a TV onde quiseres.
Mas e a velocidade?
Uma percentagem significativa de televisores inteligentes não tem uma porta Gigabit Ethernet, ou seja, a velocidade máxima que obtêm por cabo é de 100 Mbps. Basicamente, porque vêm com uma porta Fast Ethernet 10/100. Isto torna impossível atingir mais velocidade de upload e download.
No entanto, o mais lógico é que esta velocidade de ligação seja mais do que suficiente – para ver filmes em 4K UHD, existem plataformas como a Max que recomendam ter 50 Mbps de download e outras como a Netflix pedem menos Mbps. Mas, se por qualquer motivo os 100 Mbps não forem suficientes, se a sua Smart TV for compatível com a banda WiFi de 5 GHz, então a velocidade poderá ser maior. Dependendo do padrão com o qual é compatível, pode facilmente ultrapassar os 200 Mbps em download, por exemplo.
Portanto, o fator mais decisivo que pode influenciar na escolha de um tipo de conexão ou outro é a estabilidade que você deseja ter na Internet da TV. Então, aqui entram em jogo as necessidades de cada utilizador e a experiência que você deseja ter. Além disso, é necessário ter em conta uma série de situações, por exemplo, nos casos em que é necessária maior estabilidade e a menor latência possível, como nos jogos online diretos da televisão. Ou, por outro lado, pode haver muita interferência no WiFi da sua casa. Nesse caso, o ideal é o cabo. Por outro lado, se não for esse o caso, a ligação será de grande ajuda.