Tu sabias que existem instruções para tomar banho? Tomar banho é algo tão comum que fazemos sem sequer ter consciência da sua existência, por isso nunca paramos para questionar se o que fazemos está certo ou errado. Sejam os passos para o fazer, como esfregar certas partes ou simplesmente saber que devemos lavar tudo.

Mas um dos objetos mais comuns para nos banharmos, e que talvez esteja a fazer-nos mal, é a esponja. Esse utensílio de limpeza usado para esfregar o corpo, geralmente feito de fibras naturais ou sintéticas, é usado para remover sujeira e gordura de diferentes superfícies… como o corpo.

É recomendável usar esponjas de banho ao tomar banho?

A resposta curta é que não é recomendável. A razão vem da Academia Espanhola de Dermatologia (AEDV), retomando o meio deia, onde se explica que ao usar esponjas a pele pode sofrer erosão. Ou seja, ao esfregar a pele com esses produtos, pode causar irritação e descamação, provocando danos na camada mais superficial da pele.

De acordo com a Clínica Universitária de Navarra, a erosão da pele é uma lesão que implica a perda superficial da mesma, o que faz com que esta camada fique mais exposta a infeções e requeira tratamento para uma cura rápida e sem complicações. Não é a doença mais grave do mundo, mas é uma lesão que pode complicar-se se não tiver os cuidados necessários.

Por isso, o recomendável para tomar banho é usar apenas sabonete. Ou seja, molhe-o e esfregue-o sobre a pele, deixando que a espuma, esse mínimo contacto, com a ajuda das mãos e da água que cai do chuveiro, seja mais do que suficiente para limpar todo o corpo. E se estiver muito sujo, basta repetir este processo.

Outras dicas para tomar banho

  • Cuide da temperatura da água, lembre-se de que ela deve estar a aproximadamente 30 °C.
  • Não prolongue muito o tempo do banho.
  • Tome banho de cima para baixo, para que a sujidade não volte para o seu corpo.
  • Preste atenção às áreas íntimas e locais difíceis.
  • Seque-se sem esfregar.

By acanto