A descoberta de centenas de moedas e objetos de ouro dos celtas está a reescrever a história. Na República Checa, perto de Hradec Králové, durante escavações para a construção de uma autoestrada, foram encontradas centenas de moedas de ouro e mais de mil peças de joalharia, cujo valor é estimado em milhões de dólares.

A descoberta data de 2200 anos atrás e, ao que tudo indica, representa um povoado celta repleto de tesouros pertencentes a comerciantes que trocavam ouro e joias sem medo.

Um achado impressionante: ouro que muda a história

Os tesouros de ouro encontrados nesta antiga colónia incluem centenas de joias de bronze, pulseiras, contas de vidro e âmbar. Todos estes materiais eram transportados do Mar Báltico para a Europa Central.

De acordo com o Museu da Boêmia Oriental, o local descoberto durante as escavações não tem igual. Além disso, os vestígios encontrados demonstram uma qualidade muito superior à dos locais vizinhos.

O que significa esta descoberta?

As joias encontradas testemunham a prosperidade dos celtas naquela época, revelando o passado comercial da Europa Central e ajudando a compreender como viviam as pessoas naquela época.

As representações tradicionais sobre as pessoas que habitavam esta região estão a mudar com o aparecimento de novas evidências encontradas durante as escavações.

O destino que se liga à rota do âmbar

A «rota do âmbar» expande-se com o aparecimento deste novo local comercial, o que o torna muito interessante para os arqueólogos.

Acredita-se que tudo o que foi encontrado neste local foi fabricado exclusivamente para o comércio.

By acanto