Normalmente, diz-se que o mel não tem prazo de validade. Pode ser armazenado por muito tempo, mas com o tempo perde as suas propriedades valiosas. No entanto, às vezes, mesmo no mel fresco, aparece uma camada. Acha que esse produto não é mais adequado para consumo? Vale a pena verificar.O mel pode estragar?
Às vezes, ao abrir um frasco de mel, notamos uma camada branca na superfície. Em alguns lugares, ela se parece com espuma, o que pode causar preocupação. Vale a pena saber o que significa esse resíduo.
Entre as camadas do bolo estão escondidos pedaços de frutas. Este bolo de mel é ainda mais saboroso do que o normal
O mel é conhecido como um dos produtos naturais mais valiosos, apreciado há séculos. Na antiguidade, era considerado mais do que um simples adoçante — atribuíam-lhe propriedades benéficas para a saúde e até o consideravam um elixir da vida.
Nunca estraga?
Dizem que este produto nunca estraga. Então, o que significa a camada branca, se não é sinal de deterioração?
Na verdade, este sedimento branco é o resultado natural do processo de cristalização do mel. Isto ocorre devido à presença de glicose. O fenómeno, que os apicultores chamam de «floração», está relacionado com a formação de bolhas de ar durante a cristalização.
Não se preocupe
Não tenha medo dessa «espuma», como às vezes é chamada, pois é apenas ar preso durante a transição do estado líquido para o sólido. Esse processo é mais visível em méis escuros com cristalização rápida, onde predomina a glicose. Portanto, o sedimento não deve causar preocupação.
Outra questão é a presença de leveduras, que pode causar preocupação. No entanto, os especialistas garantem que isso não é um problema. A presença de leveduras indica a atividade biológica do mel, o que significa que o produto não foi submetido a um tratamento térmico desnecessário, que poderia prejudicar o seu valor nutricional.