Pode ser útil para jardinagem, concretamente para ajudar as plantas a crescerem melhor e a terem uma saúde mais saudável quando colocadas no substrato dos vasos

Existem objetos que podem ter uma vida útil além daquela para a qual foram concebidos. Por exemplo, a cortiça das garrafas pode ser usada na jardinagem, concretamente para ajudar as plantas a crescerem melhor e a terem mais saúde quando colocadas em vasos.

A cortiça é feita com casca de sobreiro e parece ter mais utilizações do que se pensava. De acordo com especialistas em jardinagem, citados na revista Economía Sustentable, colocá-los dentro do substrato dos vasos é uma forma de facilitar a drenagem e afastar as pragas.

Isto deve-se ao facto de os rolhas manterem a humidade necessária para o crescimento da planta e evitarem os danos causados pelo excesso de água após chuvas ou regas. Assim, minimiza o risco de apodrecimento das raízes e evita a seca.

Os rolhas têm uma estrutura porosa que permite a passagem do ar entre as partículas do substrato. Esta pequena ventilação contribui para a oxigenação do solo, promovendo raízes mais saudáveis e arejando o interior dos vasos. Estes são aspetos que favorecem sobretudo as plantas de interior ou vasos pequenos.

Quanto a manter afastadas as pragas, o cortiça protege contra insetos e pequenos moluscos se for colocado na superfície do vaso em pedaços grandes ou triturados. Funciona como uma barreira natural, evitando que as pragas invadam as plantas.

Andrea Martínez, psicóloga: «Sentir que o seu terapeuta está a julgá-lo é um sinal claro de alerta»Andrea Martínez, psicóloga: «Sentir que o seu terapeuta está a julgá-lo é um sinal claro de alerta»

Para obter esses benefícios, é necessário colocar os rolhas inteiras ou cortadas na base do vaso antes de colocar o substrato. Também podem ser trituradas e misturadas diretamente com a terra, oxigenando assim todo o substrato. Colocando-as das duas formas, a rolha ajuda na drenagem e mantém o equilíbrio hídrico necessário.

By acanto