Algo pelo qual todos nós já sofremos neste mundo é pelo amor e pelo aquecedor. Quantos de nós já passaram pela situação de estar no meio do banho, felizes da vida e com o champoom na cabeça, quando de repente a chama se apaga e tudo começa a esfriar. Uma verdadeira tragédia, ter que escolher entre continuar o banho, mas frio, ou simplesmente sair para ver o que aconteceu com o aquecedor.

A boa notícia: tudo tem solução e a melhor notícia é que uma das falhas mais comuns em boilers de passagem é tão fácil de resolver que nem sequer precisará de ferramentas adicionais ou conhecimentos especializados no assunto. A má notícia é que nem sempre estará preparado para resolver o problema no momento.

Qual é uma das falhas mais comuns dos boilers de passagem

Se acabou de sair de casa dos seus pais e não tinha esta informação, deve saber que os boilers de passagem tendem a desligar-se e ligar-se repentinamente. Isto acontece porque funcionam por demanda, ou seja, só ligam se a torneira da água quente estiver aberta. Pode-se dizer que é a torneira da água quente que os ativa, uma vez que o líquido passa pelos tubos do aparelho para aquecer.

Embora pareça prático, isso tem um problema: ao ligar e desligar continuamente, o que faz com que o gás dure mais tempo, ao mesmo tempo esgota as pilhas que tem dentro. É isso mesmo, estes aquecedores usam pilhas e o mais provável é que tenham ficado sem água quente porque as pilhas se esgotaram, sendo este um dos problemas mais comuns.

A boa notícia é que basta trocar as pilhas para voltar a desfrutar de água quente; a má notícia é que é provável que o seu aquecedor o traia no momento mais inoportuno. Como já dissemos, não precisa de um especialista para resolver o problema; além disso, o compartimento das pilhas geralmente fica na parte inferior e é de fácil acesso.

 

Outros problemas comuns dos esquentadores

Além disso, existem outros problemas comuns nestes aquecedores de água automáticos. Não é nada grave, são apenas coisas do dia a dia e que nem sempre podem ser previstas durante a instalação.

  • Baixa pressão da água: Estes esquentadores dependem da pressão da água para funcionar, portanto, se tiver uma pressão baixa, o esquentador pode desligar-se continuamente. Uma solução é uma bomba pressurizadora, mas é preciso lembrar que a água é regulada pelo próprio aquecedor, por isso é recomendável não abrir a torneira de água fria.
  • Acumulação de sedimentos: Se houver partículas de terra no boiler, é provável que a água não passe com potência suficiente e ele desligue. O ideal é limpá-lo continuamente.

By acanto