Um daqueles momentos «é por isso que o champô tem instruções» na sua vida é quando percebe que há anos está a fazer algo errado. Seja limpar a sua casa, arrumar a sua cama, usar a tecnologia da sua casa e até fazer as suas necessidades básicas.
Mas uma das coisas mais surpreendentes é quando fazemos algo errado que tem a ver com a limpeza da casa. Algo que provavelmente faz desde criança, mas não muito bem, é lavar a louça. Embora não pareça, há uma técnica e não se trata apenas de passar uma esponja com sabão nos pratos e talheres.
Quais são os passos para lavar corretamente a louça
Lavar a louça tem passos a seguir. Restaurantes, marcas de detergentes para louça, bem como alguns especialistas têm os seus passos a seguir, mas o bom é que quase todos coincidem em alguns passos simples e com os quais não só terá um melhor processo de limpeza, mas também organizará melhor a sua louça. Assim, os passos a seguir são:
- Separe os pratos por nível de sujidade: verifique os pratos e o seu nível de sujidade, bem como o tamanho dos produtos. O ideal é começar pelos talheres, copos, chávenas, pratos e, por último, deixar as panelas e frigideiras.
- Deixe de molho o que estiver mais sujo: quase sempre, o que fica mais sujo são os pratos e as frigideiras, por isso, o ideal é deixá-los de molho enquanto lava o que é mais fácil. O sabão e a água morna facilitarão a limpeza desses utensílios.
- Use luvas: Devido às substâncias, sujeira e até toxicidade do sabão, o ideal é usar luvas de látex. Além disso, elas evitarão que os copos ou taças escorreguem das suas mãos.
- Água quente, morna e fria: Os talheres, devido aos materiais e à sujidade, devem ser lavados com água fria. Os copos e pratos, dependendo do nível de sujidade, devem ser lavados com água quente e limpos com movimentos circulares no sentido horário. Da mesma forma, as panelas e frigideiras, uma vez que a imersão deve ajudar a remover a sujidade, mas para limpar completamente, o melhor será usar água quente.
Dicas adicionais para lavar a louça
Nem tudo é ordem e forma de lavar a louça, também deve prestar atenção em ações adicionais para ter sempre a sua cozinha limpa. Os próprios especialistas recomendam que:
- Troque periodicamente a sua esponja: O ideal é substituir a sua esponja entre cada sete a 20 dias.
- Escorredor de pratos limpo: O escorredor de pratos é um dos itens que deve manter limpo, pois é o local onde os pratos recém-lavados vão secar. Portanto, não se esqueça de mantê-lo em ordem.
- Use água quente: A água quente mata as bactérias, elimina a sujidade visível e invisível, dissolve mais facilmente a gordura, reduz o tempo de secagem e elimina a viscosidade de alguns alimentos. Não se esqueça dela na hora de lavar os pratos.
- Não deixe os pratos sujos por muito tempo: Deixar os pratos, panelas, frigideiras ou talheres ao ar livre é um ambiente atraente para pragas, insetos e bactérias que podem proliferar ali. Por isso, para evitar a contaminação e doenças posteriores, o ideal é lavar à medida que for sujando.