«Comia e bebia, mas muito devagar. Precisava de muito apoio». Após a morte do seu dono, um papagaio foi encontrado duas semanas depois, tempo que passou sozinho e quando a sua situação já era desesperada. A papagaia Debbie foi levada de urgência para Marin Humane, mesmo a tempo de ser resgatada, segundo o portal The Dodo.
«Mal conseguia ficar de pé», disse Sam W., gerente de operações do abrigo Marin Humane ao mesmo meio de comunicação. «Comia e bebia, mas muito devagar. Precisava de muito apoio (poleiros especiais, recinto acolchoado para o caso de cair, fonte de calor, iluminação especial, manuseamento cuidadoso) e uma dieta enriquecida», explicou.
Durante as primeiras semanas de recuperação, a personalidade da ave estava apagada. Estava demasiado fraca para demonstrar qualquer emoção, mas à medida que o seu corpo finalmente começou a sarar, o seu espírito também sarou. «À medida que se sentia melhor e ficava mais forte, tornou-se mais brilhante e um pouco mais atrevida e teimosa em relação às coisas», disse o gerente do abrigo.
O abrigo conseguiu localizar os familiares, que informaram que o animal tem cerca de 40 anos. Ela tinha vivido uma vida longa e plena até então e, graças aos seus salvadores, a sua jornada ainda não terminou.
Debbie está agora num lar de acolhimento e está bem. Ela ainda está a recuperar da sua terrível experiência. «Ela progrediu muito desde que chegou ao lar de acolhimento», comentou Carina, a mãe de acolhimento de Debbie, ao mesmo meio de comunicação.
«Ela costumava encolher-se e sibilar silenciosamente o tempo todo. Depois de alguns dias de distribuição estratégica de milho, agora fica muito curiosa sempre que me aproximo e quer ver o que tenho para ela. Sento-me ao lado da sua jaula aberta quando trabalho, por isso dedico-lhe muito tempo e atenção individual. Ela ainda não quer ser tocada, por isso vamos devagar, habituando-a a ter as mãos perto», disse ela.