Existem várias opções no mercado que nos permitem manter a rega durante dias ou semanas sem problemas. Se temos plantas em casa, um dos problemas mais frequentes quando saímos de férias é como cuidar da sua rega, sobretudo se pensamos estar fora mais de uma semana com este calor de verão.
Deixá-las bem regadas e com os úteis pratos ou recipientes que deixamos cheios de água debaixo dos vasos pode não ser suficiente, sendo necessário recorrer a uma maior quantidade de água que terá de ser fornecida aos poucos.
Isso é algo que pode ser feito por um vizinho a quem deixamos as chaves, mas também podemos recorrer a outras opções no mercado, caso, por qualquer motivo, não confiemos ou não queiramos que ninguém entre em casa.
Hidrogeles para rega
Uma opção clássica para regar as nossas plantas tem sido os sistemas de gotejamento automático, que podemos comprar já prontos ou fabricar os nossos próprios com diferentes métodos por pouco dinheiro. Podem ser suficientes dependendo do volume de água que contêm, mas às vezes não funcionam como gostaríamos, ficam obstruídos, derramam muita água ou muito pouca, etc. Existe outra alternativa, que são os hidrogeles.
Também conhecidos como géis de irrigação, água gelificada ou água com celulose, trata-se de um produto que armazena uma certa quantidade de água e a liberta de forma dosada e progressiva, à medida que as plantas em vasos e floreiras vão necessitando.
O gel de irrigação pode manter a humidade do substrato até 30 dias, pois, ao ser misturado com a terra das plantas, liberta água lentamente à medida que a terra seca. A sua utilização é muito simples e consiste em abrir a embalagem do hidrogel e colocá-lo no vaso que queremos manter húmido, se possível parcialmente enterrado para uma melhor distribuição.
Como podemos ver, é muito fácil de usar e relativamente económico, já que existem embalagens deste tipo de gel que custam menos de 3 euros e que fornecem água a um vaso pequeno durante um mês. No entanto, são de uso único.S&M 547003 Pacote de quatro unidades de gel de irrigação HIDROBLOC para regar plantas durante as férias até 30 dias sem regar – 4 x 400 mlHoje na Amazon — 12,00 €
Também podemos fazer o nosso próprio hidrogel caseiro para manter a humidade nos vasos e floreiras durante alguns dias, um produto relativamente fácil de fabricar em casa, embora seja necessário ter alguma paciência.
A ideia completa pode ser encontrada no canal Gran Velada no YouTube e basicamente utiliza agar-agar, um gelificante natural à base de algas, para manter a humidade do solo e fornecer nutrientes adicionais às plantas. Os ingredientes necessários são os seguintes:
- 800 ml de água
- molde de silicone
- panela
- 15 g de agar-agar em pó
O processo para fabricá-lo é muito simples. Para começar, é preciso ferver a água numa panela, quando começar a ferver, desligar o lume, adicionar o agar-agar e mexer até não haver grumos e tudo estiver bem dissolvido.
Deixa arrefecer e deita a solução nas formas de silicone que desejares para dar ao conjunto a forma de pastilhas gigantes de gel, que levarás ao frigorífico durante algumas horas para solidificar completamente.
Passado esse tempo, já podemos desenformar as pastilhas de gel e colocá-las nas plantas que quisermos, proporcionando humidade constante durante até 15 dias, dependendo das condições da planta e do clima da região.
Vasos e sistemas com dosador de rega
Outra opção consiste em apostar em vasos que possuem rega automatizada no seu interior, seja de forma básica ou inteligente. Em ambos os casos, costumam ter um depósito para a água que devemos encher e, ou bem, eles vão dosando a rega de forma passiva, ou têm um sistema que nos permite controlá-la à distância.
Por exemplo, temos os clássicos vasos com depósitos especiais para água que podemos encher à vontade e que, além disso, têm indicadores que mostram o nível de rega restante. As versões básicas costumam ser económicas e muito fáceis de encontrar em quase qualquer loja de jardinagem ou viveiro próximo, como este modelo por 25,99 euros à venda na Amazon ou este outro modelo de vaso com depósito de rega transparente na base por 19,89 euros.
Mas se quisermos, também podemos optar por modelos mais avançados, até mesmo com iluminação e sensores para monitorizar o nível de humidade e nutrientes, informando uma aplicação no telemóvel para que possamos controlar o estado da nossa amiga vegetal. É claro que são mais caros do que os sistemas anteriores.
Por exemplo, no Carrefour, tem este sistema de rega inteligente para até 10 vasos ao mesmo tempo por 37,44 euros. Recolhe a água de um depósito e distribui-a pelas plantas de acordo com a programação que definirmos.
Num termo médio, temos este vaso da Lechuza (59 euros) que não é conectado, mas conta com um sistema de abastecimento automático e otimizado de água e nutrientes para até 12 semanas. Tem um indicador de nível de água para saber quando é necessário encher novamente o depósito.