É a música que volta à sua cabeça repetidamente. Aquela que, sem motivo algum, vem à sua cabeça logo pela manhã, enquanto toma banho. E que não sai da sua cabeça durante dias. E embora a situação seja mais do que conhecida e saibamos como funciona, não deixa de nos surpreender.
Um verão. E outro. E mais outro. O mesmo acontece com o ar condicionado. Chega o verão e os aparelhos de ar condicionado avariam-se. É sempre na pior altura e, quase sempre, é porque não os verificámos bem durante o resto do ano. Sem a manutenção correta, o ar condicionado do carro arrefece para as temperaturas da primavera, mas não é suficiente para uma onda de calor.
É aí que mais exigimos dele e, pum, ele avaria. Chega então o calvário de procurar alguém que possa reparar um sistema que se torna indispensável para viajar nas férias. Toda essa experiência é bem conhecida da minha colega Amparo Babiloni, que deixou por escrito tudo o que lhe aconteceu e como teve que agir.
Para evitar que isso continue a acontecer, o conselho é simples, curto e direto: manutenção.
Uma manutenção que podemos fazer nós mesmos, que levará algum tempo, mas que, seguindo as instruções adequadas, pode poupar muito dinheiro.
Faça você mesmo
Essa é a mensagem de Scott Kilmen, um mecânico norte-americano com décadas de experiência que conta em um canal do YouTube com mais de seis milhões e meio de seguidores como podemos manter o nosso carro nas melhores condições possíveis, alguns truques a evitar e como agir em caso de avaria.
No vídeo que pode ver neste link, ele explica o que fazer se o seu ar condicionado não esfria o suficiente. Algo comum quando o utilizamos ocasionalmente com temperaturas mais amenas.
Entre os conselhos que Kilmer dá está, em primeiro lugar, substituir o filtro do ar condicionado. Recomenda-se substituir este filtro em cada revisão do carro, mas se não o fizer, pode dificultar a passagem do ar para o habitáculo. Só este pequeno detalhe já melhorará sensivelmente a quantidade de ar que entra e a sua qualidade.
É uma operação simples e geralmente de fácil acesso, pelo que podemos substituí-lo nós mesmos sem muita dificuldade por alguns euros (menos de 20 euros, geralmente). Além disso, isto não só tem vantagens no verão, como também é especialmente útil para evitar alergias na primavera.
Depois, Kilmer propõe melhorar a qualidade do ar que respiramos. É tão simples quanto usar um produto antibacteriano, pois, como explica, um local escuro e húmido como o sistema de refrigeração de um carro tem tudo para que se desenvolvam bactérias e micróbios que contaminam o ar que respiramos. Especialmente se vivemos numa zona húmida.
Com o ar ligado na potência máxima, selecione a entrada de ar exterior. Agora, Kilmer recomenda ir até à entrada de ar sob o capô e pulverizar o produto antibacteriano para que chegue a todos os cantos do sistema. Ele também recomenda aplicá-lo durante a noite e deixá-lo agir sem medo até ao dia seguinte.
Por último, se tudo isto não resolver o problema, só nos resta recarregar o gás do ar condicionado. Nesse caso, é necessário comprar uma lata compatível com manómetro e aplicá-la no sistema de baixa pressão. O manómetro é importante porque nos dará uma resposta imediata da pressão do sistema. Enquanto estiver no verde, garante Kilmer, pode-se continuar adicionando gás e devemos parar se atingir a zona vermelha.
Apesar de tudo, lembre-se de que estes são truques mais ou menos simples, mas que requerem um mínimo de conhecimento. Cada condutor deve avaliar se vale a pena investir dinheiro num mecânico profissional.