Eles devem ser amolecidos antes de serem cozidos: assim, mantêm a maior parte das suas propriedades e continuam sendo nutritivos. Os grãos-de-bico são sementes comestíveis versáteis, pois podem ser usados em diferentes receitas. Além do seu sabor distinto, são caracterizados por serem uma importante fonte de nutrientes, incluindo proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Entre os seus vários benefícios, melhoram a digestão, ajudam a controlar o peso, fortalecem os ossos e protegem o coração graças às suas fibras e potássio.
Ao mesmo tempo, as suas qualidades são fundamentais para ajudar a proteger as células da pele contra os danos oxidativos. Além disso, regulam os níveis de glicose no sangue, o que traz efeitos positivos para pessoas com diabetes. No entanto, a sua hidratação é fundamental para poder tirar o máximo proveito: em princípio, é o único legume que se coloca de molho em água quente.
A ideia é reduzir ao máximo o tempo de cozedura e, ao mesmo tempo, tornar a sua digestão mais fácil, diminuindo a quantidade de antinutrientes. Além de cada um ter a sua técnica, o canal do YouTube «Rico Rico Recetas», que conta com mais de 118 mil subscritores na plataforma, publicou um vídeo em que mostra qual é a melhor forma de os deixar macios.
Como hidratar e cozinhar o grão-de-bico
Para começar, só serão necessários três ingredientes: o próprio grão-de-bico, água e sal. Para um prato em que o legume é o ingrediente principal, costuma-se usar entre 80 e 100 gramas. Quando os tiramos do saco, percebemos que os grãos estão duros, e o objetivo é amolecê-los: para isso, é preciso colocar o líquido – em temperatura morna – na tigela onde os legumes estão dispostos.
O ideal é colocar uma boa quantidade, para que fiquem bem cobertos. Embora as recomendações habituais sejam esperar duas horas ou oito, é preferível esperar um total de seis horas: se forem preparados à noite, temos que deixar repousar durante toda a madrugada. Se forem guardados no frigorífico, o tempo aproximado para realizar o processo completo é de 24 horas.A conta «Rico Rico Recetas» sugere hidratá-los durante seis horas.
Passado esse tempo, já estarão prontos para cozinhar os grãos-de-bico: a diferença está tanto no tamanho quanto na cor, pois ficarão mais amarelados. A água ficará com uma cor castanha, transformando-se em aquafaba. Além de poder ser descartada, outra alternativa é utilizá-la para fazer merengues, mousses, maionese e diversas preparações veganas.
Como os grãos-de-bico devem ficar para estarem bem cozidos
Com a ajuda de um coador ou outro recipiente com orifícios, coloque os grãos-de-bico e lave-os bem. Depois, deve-se adicionar água em uma panela e uma pitada do sal previamente selecionado. O fogo deve estar no máximo e o líquido deve ferver: depois de seguir esse passo, adicione o grão-de-bico e abaixe o fogo para médio. Não é necessário mexer, pois eles podem quebrar.
Em seguida, é necessário esperar pouco mais de meia hora e notará que a água apresentará espuma na superfície: com uma escumadeira ou colher, deve-se retirar a substância branca à medida que for aparecendo. Para verificar se estão cozidos corretamente, o melhor é pegar um dos legumes e esmagá-lo com um garfo. Se se desfizer facilmente, o procedimento estará concluído.