Uma moeda extremamente rara foi vendida num leilão britânico por um valor que superou as expectativas. A medalha de ouro do Congresso em excelente estado, concedida ao tenente Robert Henley por ordem do presidente dos EUA James Madison após a batalha do lago Champlain, foi vendida em leilão por 200 000 euros.

Isso contraria a estimativa de 45.000 a 55.000 euros feita pela Noonans Mayfair na quinta-feira, 19 de setembro, num leilão de moedas britânicas e mundiais e medalhas históricas.

Nimrod Dix, vice-presidente da Noonans, afirmou: «Esta medalha é um testemunho único e magnífico de um dos momentos decisivos da história anglo-americana.

Existem muito poucas medalhas marítimas de ouro e prata do Congresso, talvez apenas quatro».

Também foi colocada à venda uma peça de prata da mesma coleção, que foi entregue ao capitão Isaac Hall durante a batalha naval entre o USS Constitution e o HMS Guerriere em 19 de agosto de 1812.

Avaliada em 14 000-17 500 euros, foi vendida por 53 500 euros.

Leitura recomendada: Fugitivos são alertados sobre os seres mais mortíferos do Reino Unido DWP ordena que homem que cuida da esposa deficiente pague 10.500 euros, 14 pubs Wetherspoons podem fechar em poucos meses

Noutra parte do leilão, uma das moedas mais antigas, um xelim com a imagem de um carvalho de Boston, Massachusetts, datado de 1652 — ano da introdução da moeda redonda —, atingiu o preço de 51 000 euros e foi comprada por um colecionador particular.

Pertenceu à mesma família britânica durante 300 anos.

Nada mal, não é? Vale sempre a pena dar uma olhada no sótão dos seus avós, por via das dúvidas.

By acanto