Uma aposentada de Moscovo entregou a uns golpistas uma quantia em dinheiro e ouro estimada em cerca de 680.000 euros. Um grupo de golpistas que esteve em contacto com uma mulher reformada de Moscovo durante cinco dias conseguiu que ela lhes entregasse 200 000 dólares, 20 000 euros e quatro milhões de rublos em dinheiro; e 20 barras de ouro de 250 gramas cada.
O valor total do golpe seria demais de 680.000 euros, segundo informações de um meio de comunicação local, divulgadas pela Efe.
O primeiro contacto teria ocorrido quando os golpistas se apresentaram à mulher como técnicos que iriam trocar o interfone. Mais tarde, eles voltaram a contactá-la dizendo ser funcionários da Roskomnadzor, a agência estatal russa para a vigilância das comunicações e da internet.
Os criminosos disseram à mulher que tinham roubado os seus dados e que ela tinha perdido poderes notariais e, para os recuperar,deveria seguir uma série de instruções. Finalmente, a mulher acabou por entregar-lhes essa fabulosa quantia em dinheiro e ouro.
De acordo com o banco russo Sber, em 2024, os crimes de fraude e burla causaram prejuízos estimados em 295 000 milhões de rublos –cerca de 3,5 mil milhões de euros–, embora o montante possa ser superior, uma vez que nem todas as vítimas denunciam os seus casos.
Há menos de um ano, em novembro de 2024, foi oficialmente relatado outro caso semelhante em que golpistas roubaram quase um milhão de euros de uma mulher de 86 anos.