Durante o último fim de semana de agosto, eles têm que usar a sua própria moeda, o maravedi. Em Ribadavia, uma pequena aldeia de apenas 5.000 habitantes situada na província de Ourense, existe a tradição de que, durante o fim de semana de agosto, os residentes são proibidos de usar o euro e devem pagar as suas compras com o maravedí, com o objetivo de relembrar o passado medieval do local.
O melhor dia é o sábado, mas a festa se prolonga de sexta a domingo, quando os moradores se vestem com roupas da época e as ruas ficam repletas de feiras medievais e de artesanato, onde as pessoas trocam euros por maravedis.
Para obter esta moeda, os interessados devem dirigir-se ao Banco Alhóndiga, que possui várias agências distribuídas por toda a vila. Segundo o site da Festa Da Istoria, «nas primeiras horas da tarde, abrem-se caixas de câmbio para todos os participantes na Festa, que funcionam até às primeiras horas da noite. Nessa mesma noite, é feito o câmbio para todos os artesãos que participaram na Festa e, na tarde do dia seguinte, é feito o câmbio para todos os estabelecimentos de Ribadavia e bancas de rua».
Embora inicialmente a moeda original fosse de ouro, com o tempo o material foi sendo substituído por prata e depois por velino. Além disso, é importante destacar que a moeda tem tanto moedas como notas e todos os anos são impressos diferentes valores das primeiras, com imagens gravadas da festa e da vila.