Com o passar do tempo, o ar condicionado do carro pode perder eficácia devido à fuga natural do refrigerante e à acumulação de sujidade no sistema

Evitar avarias dispendiosas no ar condicionado do carro durante os meses mais quentes é uma prioridade para muitos condutores. Embora se pense que qualquer intervenção requer uma ida à oficina, existem soluções rápidas que podem ser realizadas em casa sem comprometer o sistema do veículo.

O mecânico norte-americano Scotty Kilmer, com mais de meio século de experiência, partilhouuma dica que promete arrefecer «o dobro», sem necessidade de reparações complexas ou gastos excessivos. A sua proposta é especialmente útil para quem nota uma diminuição progressiva no desempenho do ar condicionado do carro.

Um método simples e eficaz

Conforme explicou no seu canal oficial do YouTube, o primeiro passo consiste em verificar o estado do filtro de ar do habitáculo. Se estiver sujo, «fará com que o sistema trabalhe mais e se desgaste mais rapidamente», alertou. Kilmer recomenda substituí-lo duas vezes por ano, especialmente em zonas com elevada poluição ou humidade.

Depois de substituir o filtro, o segundo passo é aplicar um spray desinfetante como Lysol nas entradas de ar com o sistema em funcionamento, utilizando ar exterior e com o ventilador no máximo. «Deixe atuar durante a noite para que o álcool elimine completamente o bolor e as bactérias», aconselhou o mecânico. Este passo melhora não só a temperatura do ar, mas também a sua qualidade.

Recarregar o refrigerante sem danificar o sistema

Caso o ar continue a sair morno, principalmente pelas saídas traseiras, o especialista recomenda recarregar o gás refrigerante. «Se o ar condicionado do seu carro não arrefece… pode adicionar refrigerante», afirmou Kilmer. Para isso, basta adquirir uma lata compatível e conectá-la à porta de baixa pressão do sistema, evitando sempre a de alta pressão.

O conselho mais importante é usar uma lata com manómetro para controlar a pressão: «Enquanto estiver no verde, pode continuar. Se começar a aproximar-se do vermelho, pare de adicionar refrigerante». Esta solução pode reduzir a temperatura do ar até 20 graus em questão de minutos, como demonstrado no vídeo com um Toyota de nove anos sem manutenção prévia.

By acanto