A apresentadora garante que o seu barco ajuda a manter os seus rendimentos.

Não há verão sem mar, nem celebridades sem férias num barco. Mas não, apesar do que possa parecer, nem todos têm um iate como o de Cristiano Ronaldo ou o de Rafa Nadal, muitos deles apenas os alugam por semanas. Algo semelhante é o que faz a empresa Gestair com as horas mortas dos aviões privados, que repousam no hangar VIP do aeroporto de Barajas. Por ar ou por mar, muitos famosos viram neste tipo de negócio uma mina de ouro, como é o caso da apresentadora, modelo e influenciadora, com dois milhões de seguidores nas redes sociais, Tamara Gorro, que atendeu o LA RAZÓN para falar sobre este negócio. Ela teve um ano agitado, no qual se encontrou e renasceu. Lançou um livro pela Harper Collins («Ahora que vuelvo a vivir») no qual explica que esteve prestes a tirar a própria vida devido a uma depressão. Após essa catarse, está focada em aproveitar a vida, deixar o passado para trás (foi casada com o ex-futebolista Ezequiel Garay) e desfrutar dos seus dois filhos, Shaila e Antonio, que adora.

Termómetro Beauty. Isabel Pardo de Vera: Operação anti-bulldog, missão possível

Há dois anos, a empresária investiu na compra de um iate chamado Gogga, que aluga durante toda a alta temporada nas águas de Ibiza. A gestão é feita por uma empresa externa, e ela se encarrega pessoalmente de que tudo esteja perfeito. «Eu não queria ter um barco na portinha para quando me apetecesse dar um passeio, porque isso implica uma fortuna em despesas de manutenção. O que eu queria era um modelo de negócio que funcionasse no verão, porque o trabalho diminui inevitavelmente. Afinal, vou pouco à televisão durante a semana e, por isso, precisava de ter algo mais nestes meses. Comprei o iate como investimento, para alugá-lo e desfrutá-lo com a minha família e amigos quando está livre. É alugado por dias na época alta, que aqui vai da Páscoa até outubro. Sai todos os dias, se tudo correr bem», explica. Tamara está muito habituada a gerir-se sozinha. Ela própria faz isso com os seus dois milhões de seguidores e trata do marketing digital para a sua empresa Shanmi Media. Há já algum tempo que Ibiza se tornou a sua segunda casa. Comprou uma casa na ilha para passar toda a temporada de verão, e o Gogga é o negócio perfeito para que os rendimentos não diminuam durante estes meses de seca publicitária.

Gogga é um lindo iate com todo tipo de conforto, tem 9,78 metros de comprimento, capacidade para onze pessoas, banheiro com chuveiro interno, área para solário e sombra com móveis externos, cozinha equipada, ar condicionado e equipamentos para esportes aquáticos como snorkel ou paddle surf. Por enquanto, está a correr muito bem, e ela sabe bem porquê: «O negócio é incrível, dá lucros, mas como tudo na vida, é preciso trabalhar, ou seja, isto é obviamente gerido por uma empresa que eles dirigem muito bem, que têm muitos contactos… mas depois estou constantemente atenta, a trazer clientes, a atendê-los… hoje, por exemplo, vim porque são clientes muito importantes, uns alemães, então venho ver se lhes falta alguma coisa, se está tudo bem, as bebidas, se o barco está perfeito, se o capitão está perfeito, também alugo o meu barco a pessoas conhecidas, pessoas muito conhecidas que querem evitar a imprensa, e bem, é preciso cuidar deles, porque o barco é feito de boca em boca, essa é a melhor publicidade do mundo», explica.

O que poderia levar a pensar que a sua intenção era expandir o negócio, mas nada mais longe da realidade: «Perceba que os barcos são um negócio bastante lucrativo, mas não vou entrar no ramo dos barcos. Também tenho os meus investimentos que faço no setor imobiliário, e isso é como um passatempo de verão, sabe? Nada mais, na verdade, os barcos têm prazo de validade, é preciso ser muito inteligente. Ou seja, você explora, porque um barco que é usado para passear tem muitas mais horas de uso e, ao fim de dois ou três anos, tem de ser vendido antes que se estrague, para que o preço não desça. Coloca-se no mercado e compra-se outro. É preciso estar muito atento ao seu próprio património para rentabilizá-lo».

Os seus filhos e o negócio flutuante

E além de rentabilizá-lo, ela desfruta: «Isso é um valor que sempre incuto nos meus filhos, ou seja, não quero que eles vejam que temos um barco, não, não temos um barco, há um barco, que é alugado. Se algum dia ficar livre, claro, como mãe, obviamente vejo a agenda e digo: «Está bem, este dia não está alugado», e reservo porque sei que eles querem. Mas, atenção, não todos os dias nem todas as semanas. Mas sim, eles desfrutam e nós desfrutamos muito juntos quando saímos no barco», reconhece feliz, pois o negócio correu bem.

As suas outras aventuras empresariais

A gestão e o aluguer do Gogga não são a primeira incursão empresarial de Tamara, que começou a investir pouco depois de iniciar a sua carreira nas redes sociais. Desde 2011, é proprietária da Onírico Play S.L, uma entidade que inicialmente se chamava Esmara e que era só dela. Mais tarde, o seu ex-marido, Ezequiel Garay, juntou-se à empresa. Chegaram a abrir dois restaurantes em Móstoles com o nome «Somos 1». É através desta mesma entidade que ela gere os rendimentos do aluguer do seu iate. As contas não são atualizadas desde 2021, altura em que o seu ativo era de 171 000 euros. A Shanmi Media S.L é a sua produtora, agência de marketing digital e onde dedica o seu dia a dia. Aqui, eles revertem os lucros de suas colaborações com a BMW, Repsol ou Mahou, entre outras marcas.

By acanto