Se tem uma pilha de garrafas de plástico, pode transformá-las num valioso tesouro de reciclagem, para poupar, cuidar do ambiente e decorar a sua casa. Quem tem garrafas de plástico em casa tem um tesouro: por que e como usá-las para decorar a sua casa.
Se é daqueles que acumula garrafas de plástico em casa depois de uma reunião com amigos, tem um tesouro sem saber! Além do seu conteúdo, as garrafas vazias representam uma oportunidade para reutilizar, poupar dinheiro e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Contamos-lhe porque deve reciclá-las e dar-lhes uma segunda vida.
A reciclagem criativa ganha cada vez mais destaque e as garrafas de plástico que tem em casa podem se tornar verdadeiros tesouros. Além do seu uso habitual, esses recipientes são ideais para se transformar em elementos decorativos funcionais.
Por que as garrafas de plástico são um tesouro?
As garrafas de plástico levam cerca de 500 anos para se decompor. Uma boa forma de lhes dar uma segunda vida e evitar que muitas acabem nos oceanos é utilizá-las para decorar a sua casa.
Na maioria das casas, há garrafas de plástico em uso ou fora de uso
Por isso, se tem algumas na sua casa que utilizou depois de beber alguma coisa ou o que quer que seja, tem um tesouro porque:
- Se as reciclar, está a salvar o ambiente
- São resistentes e versáteis, pois o seu material suporta bem as intempéries e permite múltiplos cortes e perfurações.
- Ajudam o ambiente, pois ao reutilizá-las, reduz a quantidade de plástico que vai parar no lixo ou nos oceanos.
- São fáceis de conseguir. Estão ao alcance de todos e em diferentes tamanhos, ideais para se adaptar a qualquer criação.
- Além disso, não precisa gastar muito dinheiro. Com ferramentas básicas e um pouco de criatividade, pode transformar resíduos em decoração.
O melhor é que pode transformá-las em vasos suspensos para um jardim vertical, uma ideia sustentável, económica e perfeita para dar vida a qualquer canto da sua casa.
Reciclagem: como transformar garrafas plásticas em vasos suspensos para um jardim vertical
As garrafas podem se transformar em vasos para plantas que dão vida a pátios, jardins ou varandas. Essa opção, que pode servir para ter uma pequena horta urbana ou um jardim ornamental, pode ser realizada em quase qualquer lugar, basta ter:
Em vez de as deitar fora e poluir, guarde-as e crie esta ideia maravilhosa para a sua casa
- Garrafas de plástico de refrigerantes, água ou sumos
- X-ato ou tesoura
- Pregos ou punção quente
- Corda, fio, sisal ou arame
- Terra e plantas pequenas (como suculentas, ervas ou flores)
- Tinta acrílica ou spray (opcional)
- Berbeiro ou punção para fazer buracos
O passo a passo é simples. Primeiro lave bem a garrafa e retire o rótulo. Em seguida, corte-a horizontalmente (como uma canoa) ou verticalmente (como um tubo). Isso dependerá do estilo de vaso que você deseja criar.
Agora faça pequenos orifícios na base para a drenagem da água. Faça também orifícios nas extremidades para passar a corda e pendurá-las. Se quiser, pode pintar as garrafas por fora para dar um toque estético e adaptá-las ao estilo da sua casa ou varanda.
Adicione uma camada de pedras pequenas para melhorar a drenagem, depois terra fértil e, por último, as plantas que mais gostar. Use cordas, arame ou fio de sisal para montar o sistema suspenso.
Agora poderá desfrutar da sua criação colocando-a numa varanda, numa parede da cozinha com ervas aromáticas, no pátio ou jardim ou num espaço interior com boa luz.
A poluição por plásticos no mundo
As garrafas de plástico poluem terrivelmente o mundo e causam milhares de mortes de animais
De acordo com a National Geographic, a poluição por plásticos tornou-se um dos problemas ambientais mais urgentes devido à capacidade do mundo de lidar com eles.
Alguns dados são:
- A produção de plásticos aumentou de 2,3 milhões de toneladas em 1950 para 448 milhões de toneladas em 2015. Espera-se que a produção duplique até 2050.
- Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos escapam para os oceanos a partir dos países costeiros.
- Segundo estimativas, demoram mais de 400 anos a decompor-se.
- Quase 700 espécies, incluindo algumas em perigo de extinção, foram afetadas pelos plásticos.