Existem várias razões pelas quais ele consome mais energia. Quando pensamos nos aparelhos domésticos que consomem mais energia em casa, geralmente assumimos que o frigorífico está em primeiro lugar, pois funciona 24 horas por dia. No entanto, existe um aparelho que, com apenas duas horas de uso por dia, pode consumir quatro vezes mais energia do que um frigorífico moderno: é o aquecedor elétrico de água.
Por que consome tanto?
Este aparelho funciona aquecendo uma grande quantidade de água (normalmente entre 50 e 100 litros ou mais) e mantendo-a a uma temperatura constante. Isso requer uma quantidade significativa de energia, especialmente se estiver em um ambiente frio ou com isolamento térmico inadequado.
Também deve-se levar em consideração que, embora seja usado em média apenas por duas horas, ele pode ser ligado várias vezes ao dia para manter a temperatura da água.
De acordo com a análise da inteligência artificial, o seu consumo mensal aproximado é de 120 a 150 kWh, dependendo do modelo e do modo de utilização.
Para comparação, um frigorífico com eficiência energética de classe A ou superior, mesmo permanecendo ligado durante todo o dia, liga-se apenas em determinados intervalos para manter o frio.
Portanto, de acordo com a análise da IA, o seu consumo médio mensal varia entre 30 e 50 kWh.
Recomendações
Com base no exposto, apresentamos abaixo uma série de recomendações para otimizar o consumo de energia do aquecedor.
Em primeiro lugar, é necessário melhorar o isolamento térmico ou escolher um modelo com boa eficiência energética.
Em segundo lugar, o termostato deve ser ajustado para uma temperatura entre 50 °C e 55 °C, suficiente para uso doméstico e mais eficiente.
Da mesma forma, deve-se otimizar o uso de água quente, evitando banhos longos ou desnecessários.
O aquecedor também deve ser instalado num local adequado. Instalá-lo o mais próximo possível dos locais de consumo (casa de banho, cozinha) reduz as perdas de calor nas tubagens.
É importante não instalá-lo em áreas abertas ou em locais com correntes de ar ou temperaturas muito baixas, se não estiver bem isolado.
É igualmente necessário desligar e desativar o aquecedor se não for utilizado durante um longo período de tempo. Se a casa ficar desocupada durante vários dias (viagens, férias, etc.), é recomendável desligá-lo para evitar um consumo desnecessário.
É importante notar que alguns modelos modernos têm um modo de férias, que reduz a temperatura da água ao mínimo necessário para evitar a proliferação de bactérias.
Também pode considerar outras alternativas que consomem menos energia, como aquecedores a gás.