O eletrodoméstico que deve ser desligado da tomada após o uso para não queimar. Nas cozinhas modernas, há cada vez mais eletrodomésticos. Ao micro-ondas, frigorífico, torradeira… juntou-se também a airfryer. Por isso, é preciso ter em conta quando os estamos a usar para desligá-los da tomada para economizar energia e evitar que queimem.

Em profundidade

No caso da torradeira, se não for desligada após o uso, pode ser perigosa para a casa. Este eletrodoméstico funciona usando resistências elétricas que atingem altas temperaturas para dourar o pão. Quando está em funcionamento, as resistências aquecem, sendo projetadas para isso, o problema ocorre quando se acumulam resíduos que podem aumentar o risco de incêndio.

Nestes aparelhos, é comum que se acumulem migalhas e restos de pão na bandeja da base. Se não forem limpos, podem incendiar-se com o calor das resistências. Este aparelho pode ter falhas no componente elétrico, gerando um curto-circuito que pode provocar um incêndio.

Além disso, deixá-lo sempre ligado pode provocar uma sobrecarga no circuito elétrico, aumentando o risco de incêndio.

A ter em conta

Para evitar todos estes riscos, recomenda-se desligá-lo imediatamente após a utilização, reduzindo assim a possibilidade de sobreaquecimento ou de uma falha elétrica acidental.

Limpar as migalhas é importante para reduzir o risco de incêndio. Verifique se os cabos não estão gastos ou danificados e afaste a torradeira de materiais combustíveis, como papel, panos ou cortinas.

By acanto