O multimilionário José Elias reflete sobre a partir de que momento o dinheiro deixa de trazer felicidade. O multimilionário José Elias, presidente da empresa Audax, cotada na bolsa, provocou uma acalorada discussão nas redes sociais depois de partilhar uma opinião contundente sobre o papel do dinheiro na felicidade. Numa publicação no seu perfil no X (antigo Twitter), Elias afirmou que «ter mais de 20 000 euros por mês não faz sentido», pois, em sua experiência, após esse limite, o dinheiro deixa de trazer bem-estar e simplesmente se acumula.

«Sempre acreditei que existe um ponto em que o dinheiro deixa de trazer felicidade. E esse ponto é 20 000 euros de rendimento líquido por mês», afirmou Elias na sua publicação. O empresário acrescentou que, em geral, «não tem coragem de gastar mais do que isso por mês», porque esse rendimento cobre com folga as despesas com habitação, alimentação, viagens e caprichos, garantindo uma vida tranquila.

Apesar do rendimento mais elevado — graças ao seu cargo na liderança de uma empresa cotada na bolsa —, Elias reconheceu que não se trata de um salário que ele próprio estabeleceu, mas sim de um salário regulado por estudos comparativos com outras empresas do mesmo setor. No entanto, ele insistiu que poderia «viver da mesma forma, mas com menos rendimentos».

Existe um «ponto de felicidade financeira»?

As palavras de José Elias reabrem o eterno debate sobre se o dinheiro traz felicidade. Numerosos estudos económicos e psicológicos mostram que existe um limiar de rendimento a partir do qual o bem-estar subjetivo praticamente não aumenta. Segundo o empresário, esse limite é de cerca de 20 000 euros de rendimento líquido mensal, o que para a maioria das famílias em Portugal (onde o salário médio é de cerca de 2100 euros por mês) é um nível difícil de alcançar.

Esta mensagem também destaca um ponto importante: o dinheiro traz tranquilidade até certo ponto, mas depois torna-se apenas um número que cresce na conta bancária, sem ter um impacto real na qualidade de vida.

Conselho do ponto de vista empresarial

Sem se gabar da sua fortuna, Elias concluiu as suas reflexões com um apelo à reflexão sobre o verdadeiro valor do dinheiro. «É importante perceber até que ponto o dinheiro traz felicidade e até que ponto é apenas um número na conta bancária», afirmou.

By acanto