Um desafio mental simples que fortalece a memória e melhora o bem-estar emocional. Chegar aos 60 anos é uma grande conquista. É a fase da vida em que já se alcançaram muitos objetivos e se encerraram grandes ciclos. No entanto, é também um momento em que começam a surgir certos desafios, especialmente no que diz respeito à mente.

Nessa idade, é comum esquecer coisas constantemente. Podem ser coisas tão simples como onde colocou as chaves, a carteira, a bolsa ou repetir a mesma pergunta centenas de vezes. Isso é algo que pode ser frustrante, tanto para a pessoa como para aqueles que a rodeiam, desencadeando ansiedade ou stress, mas, se isso acontecer, não se deve desistir e render-se, mas sim agir.

Existem atividades muito simples que podem ajudar a manter a memória em melhor estado. São coisas muito fáceis que não requerem muito esforço, e uma delas é o Sudoku.

Esta é a atividade fundamental para manter o cérebro alerta após os 60 anos

A atividade fundamental para manter o cérebro alerta após os 60 anos é o Sudoku. Este quebra-cabeças não é apenas um passatempo, mas traz muitos benefícios.

Isso, além disso, está confirmado. O estudo Role of prefrontal cortex during Sudoku task: fNIRS study, realizado por Patil Ashlesh em 2020, demonstrou que resolver Sudoku ativa áreas do cérebro essenciais para a tomada de decisões e a resolução de problemas.

De acordo com os resultados, o Sudoku pode ajudar a ativar o córtex pré-frontal, a região do cérebro responsável pelas funções cognitivas mais complexas, como a memória de trabalho e o planeamento. Portanto, quando estiver a fazer um Sudoku, não estará apenas a passar o tempo, mas também a treinar o seu cérebro para enfrentar melhor os desafios mentais do dia a dia.

É fundamental lembrar que o córtex pré-frontal é uma das primeiras áreas afetadas por distúrbios neuropsiquiátricos como a do Alzheimer. Portanto, embora não seja uma «pílula mágica», de acordo com a ciência, é uma forma de prevenção que mantém a mente ativa de maneira simples.

Os benefícios desta atividade além da memória

O Sudoku requer concentração, análise lógica e memória. É um desafio constante para o cérebro. Além disso, combate o stress. Na verdade, ao concentrarem-se em resolver um Sudoku, muitas pessoas experimentam uma espécie de «desconexão» das preocupações diárias. E o simples facto de estar completamente imerso na tarefa pode ser um alívio para quem sente que a ansiedade, a rotina ou a monotonia estão a sobrepujá-lo.

E como se não bastasse, o Sudoku também faz feliz. Ao completar um Sudoku, o cérebro liberta dopamina, o neurotransmissor relacionado com a recompensa e o prazer. Esta libertação contribui para melhorar o humor, algo que é fundamental à medida que envelhecemos e podemos enfrentar momentos de baixa autoestima.

No final, a memória e a saúde mental não dependem de uma única atividade ou fórmula mágica. Não se trata de ler mais livros ou fazer muitos crucigramas; trata-se de incorporar hábitos que desafiem a nossa mente de forma constante e divertida.

By acanto