A primeira chamada pública com um iPhone quase colocou uma funcionária da Starbucks numa situação embaraçosa. É janeiro de 2007, você é barista e chega ao trabalho numa manhã como qualquer outra e, de repente, recebe uma chamada estranha. É o próprio Steve Jobs a pedir 4.000 cafés. Você pensa que é uma piada, sem imaginar que, quase vinte anos depois, entrará para a história como a primeira pessoa fora da Apple a atender uma chamada feita com um iPhone.
A história desse projeto ultrassecreto chamado iPhone está repleta de anedotas, e essa é apenas uma delas. Steve Jobs, um reconhecido apaixonado por café, achou que seria uma boa ideia ligar para um Starbucks para demonstrar as capacidades do primeiro iPhone no que é mais essencial num telefone: ligar.
4.000 cafés, para levar ou entregar?
Em várias apresentações da Apple, vimos os apresentadores no palco fazer chamadas para colegas para mostrar certas características. Presumimos que as chamadas são preparadas, às vezes até gravadas, mas não foi assim com a primeira chamada que Steve Jobs fez durante a apresentação do iPhone original em 9 de janeiro de 2007.
Depois de repetir várias vezes que o iPhone era a união entre um telefone, um navegador de internet e um iPod, o CEO da Apple pegou o iPhone que acabara de apresentar e ligou para um Starbucks. À funcionária que atendeu o telefone, Jobs pediu nada menos que 4.000 lattes para viagem, café em copos devidamente etiquetados. Mas antes que ela pudesse responder, Jobs quis evitar problemas maiores naquela cafetaria. «Não, estava a brincar, liguei para o número errado, adeus», disse antes de desligar.
Conforme relatado na Marketing Mind, a chamada foi totalmente real. E foi Ying Hang Zhang quem estava do outro lado da linha. A funcionária, que ainda trabalhava para a Starbucks em meados de 2018, soube bastante tempo depois da curiosa situação que o destino lhe reservara. «Sinto-me muito feliz e afortunada por ter tido a oportunidade de falar com ele», algo que, convenhamos, muitos de nós gostaríamos de ter feito.
Alguns meses após o seu lançamento, o iPhone chegou às mãos dos primeiros utilizadores, mas ainda era especial quando alguém dizia que estava a ligar de um iPhone. Muitos de nós talvez nos lembremos de quem ligámos pela primeira vez ao estrear o nosso iPhone. De qualquer forma, a primeira chamada que o iPhone fez teve o seu toque de humor. Afinal, estávamos a comemorar, a celebrar que o mundo iria mudar com esse novo «telefone».