Chama-se bolsa primordial e tem certas funções biológicas herdadas dos ancestrais selvagens destes felinos. É muito comum ver gatos com uma prega que cai abaixo da barriga, e as pessoas tendem a pensar que é por excesso de peso. No entanto, o veterinário e comunicador Pancho Cavero explicou que, além de não ser uma questão de excesso de gordura, essa área faz parte da «anatomia natural» desses felinos e cumpre várias funções no seu organismo.

Cavero, que é uma das vozes mais autorizadas no mundo das redes sociais para falar sobre animais domésticos, com mais de 538 mil seguidores na sua conta do Instagram, esclareceu que essa pele excedente é chamada de «bolsa primordial» e vem da linhagem selvagem dos gatos.

«Essa pele solta que às vezes fica pendurada na barriga do seu gato é chamada de bolsa primordial e não tem nada a ver com excesso de peso. Muitos tutores pensam que é gordura ou flacidez por terem perdido peso, mas não é assim. É algo completamente normal em gatos adultos, especialmente em algumas raças», afirmou o veterinário numa publicação.

«É uma herança dos seus antepassados selvagens e cumpre funções que, embora hoje não pareçam tão necessárias, continuam a ser úteis: protege os órgãos, dá-lhe mais flexibilidade nos movimentos e pode armazenar uma pequena reserva de gordura, se necessário», acrescentou.

Cavero afirmou que não há motivo para preocupação se essa pele se move enquanto o animal anda ou salta, pois se trata de um comportamento normal desses tecidos. Nesse sentido, alertou os donos desses animais de estimação para ficarem atentos se houver mudança na forma, inflamação, dor ou se o animal lamber muito essa área, pois pode ser um problema de saúde.

«A bolsa primordial não deve estar inflamada nem causar desconforto. Se notar que cresce de repente, endurece ou o seu gato lambe muito essa zona, aí sim é hora de levá-lo ao veterinário. Mas se estiver macia, o seu gato parecer saudável, ativo e com um bom peso… tudo bem, é parte do corpo dele e não há motivo para alarme», explicou o profissional.

Para que serve a bolsa primordial?

Embora hoje em dia pareça desnecessária, esta parte do corpo é uma herança dos gatos selvagens e tem funções muito úteis:

  • Proteção: cobre órgãos vitais se o gato brigar ou brincar bruscamente.
  • Flexibilidade: permite que ele se estique mais e se mova com agilidade.
  • Reserva de energia: pode armazenar um pouco de gordura, se necessário.

Como todos os animais, os gatos foram-se adaptando melhor ao seu ambiente e evoluindo na sua fisionomia para poder aproveitar essas vantagens. Estes felinos são uma das espécies que mais se espalhou pelo mundo, pelo que a bolsa primordial cumpre funções no seu corpo há muitos séculos.

«Portanto, se vir que a barriguinha dele está um pouco saliente… não se preocupe, faz parte da sua anatomia natural. Mas se não há incómodos e o seu gatinho está saudável, ativo e feliz… tudo bem, essa barriguinha faz parte dele. E sim, também pode ser adorável», concluiu Cavero.

By acanto