O cromado fica sujo devido à acumulação de calcário, restos de sabão e humidade que aderem à sua superfície com o uso diário. As torneiras da casa de banho e da cozinha tendem a perder o brilho com o tempo e acumular restos de calcário e sujidade difíceis de remover. Para quem procura uma alternativa eficaz e natural aos produtos convencionais, existe um remédio pouco conhecido que permite recuperar o aspeto original do cromado sem danificá-lo nem ter de trocar a torneira.

Trata-se de uma solução que não só atua como limpador, mas também desincrusta a sujidade mais persistente. A sua aplicação é simples, não requer ferramentas especiais e os seus resultados surpreendem pela eficácia. Uma criadora especializada em truques de manutenção doméstica partilhou como o utiliza passo a passo.

A pedra verde e o seu efeito em superfícies cromadas

A solução recomendada por Araceli, especialista em limpeza do canal do YouTube With Brush and Paper, é a argila branca, que pode ser encontrada comercialmente sob diferentes nomes. «A argila branca é um produto natural usado como limpador e que remove a sujidade mais profunda», explica no seu vídeo, no qual usa uma versão conhecida como Pierre Verte, ou pedra verde.

«Veja como o cromado desta torneira estava estragado. Vamos esfregar toda a superfície com a pedra verde, enxaguar bem com água e veja o resultado: o cromado da torneira ficou impecável», comenta enquanto demonstra visualmente a mudança. Ela também recomenda o uso para devolver o brilho ao lavatório e eliminar manchas amarelas na tampa da sanita.

Além de torneiras e sanitários, Araceli indica que esta pedra pode ser utilizada noutras superfícies, como o fundo de panelas deterioradas: «Se também tem alguma panela assim, não hesite em limpá-la com a pedra verde, porque veja o resultado», mostra no seu vídeo.

By acanto