A «shergotita olivino-microgabroica» proveniente de Marte foi leiloada em Nova Iorque por mais de 5 milhões de dólares. A NWA 16788, descoberta no deserto do Saara em novembro de 2023, é uma rocha proveniente de Marte com um peso de 25 quilos. Chegou à Terra como consequência do impacto de um asteróide maciço com a superfície do planeta vermelho. O corpo espacial viajou 225 milhões de quilómetros para acabar no Níger.
Após a sua descoberta, a rocha marciana acabou no leilão da Sotheby’s, destinado à venda de objetos geológicos e arqueológicos raros em Nova Iorque. A licitação pela compra do pedaço da superfície de Marte começou com um preço inicial de 4,3 milhões de dólares.
Com a soma das taxas e custos, o comprador de identidade desconhecida acabou por pagar um total de 5,3 milhões de dólares. A rocha de 24,67 kg que outrora pertenceu à superfície do planeta vermelho é atualmente considerada o meteorito mais valioso já leiloado, de acordo com a Sotheby’s.
O leilão
Durante a licitação, o leiloeiro procurou mais ofertas antes de declarar a rocha marciana como “vendida”. O preço inicial do meteorito começou com duas ofertas antecipadas de 1,9 e 2 milhões de dólares. O leilão foi lento e tentou-se diminuir os aumentos mínimos propostos.
Apesar da tentativa do leiloeiro, a licitação avançou lentamente, com aumentos entre 200.000 e 300.000 dólares. Quando chegou aos 4 milhões de dólares, as ofertas seguintes subiram apenas 100.000 dólares.
Um meteorito invulgar
Com uma superfície aproximada de 38 x 28 x 15 cm, a rocha leiloada pela Sotheby’s representa 7% de todo o material marciano que se encontra atualmente na Terra. O seu tamanho é 70% superior ao segundo meteorito de Marte encontrado na superfície terrestre até ao momento.
Numa entrevista antes do leilão, a vice-presidente de ciência e história natural da Sotheby’s, Cassandra Hatton, afirmou que «este meteorito marciano é, de longe, o maior fragmento de Marte que já encontramos», segundo a Associated Press News.
A rocha marciana, de cor vermelha, castanha e cinzenta, é considerada um achado invulgar. Atualmente, foram encontrados cerca de 77.000 meteoritos na Terra, dos quais apenas 400 são provenientes de Marte. Entre os restos encontrados do planeta vermelho, o NWA 16788 destaca-se por ter um tamanho superior ao dobro do «que acreditávamos ser o maior fragmento de Marte», afirma Hatton.