Martín, médico: «Um dos benefícios da melancia é que contém vitamina B6 e magnésio, o que contribui para um bom humor e favorece o descanso noturno».
Não há dúvida de que a melancia é uma das frutas estrela do verão. Juntamente com o melão, forma uma das duplas indispensáveis da estação estival. Qualquer hora do dia é perfeita para comer um pouco deste alimento fresco e leve que nunca pode faltar nos nossos frigoríficos. No entanto, é possível que muitos não conheçam os grandes benefícios que a melancia esconde.
Além do seu sabor doce e da sua capacidade de hidratação, a melancia tem muitos benefícios para a saúde. Dados que o popular médico Martín quis detalhar nas suas redes sociais. «Com o calor, todos temos vontade de comer coisas frescas e, se além disso tiverem benefícios para a saúde, melhor ainda», começou por dizer no seu perfil do Instagram.
Como ele revelou, a melancia tem sete grandes benefícios. O primeiro — e mais importante — é a hidratação e a saciedade. «Mais de 90% da melancia é água e, além disso, tem baixo teor calórico e é rica em fibras, o que nos mantém mais saciados. Ajuda a reduzir a ingestão calórica e a melhorar o índice de massa corporal», afirmou o especialista.
Também ajuda a melhorar a pressão arterial e a função vascular. «Isso vem da L-citrulina, um aminoácido que contribui para o controlo da pressão arterial e da função vascular», enfatizou o médico. Como se isso não bastasse, a melancia tem uma potente ação antioxidante e cardioprotetora. «Elevada concentração de licopeno, beta-caroteno e vitamina C, antioxidantes que protegem contra o stress oxidativo, reduzem a inflamação e melhoram a saúde cardiovascular», detalhou.
A melancia é uma fruta com excelente teor de água
Outro benefício importante é que também ajuda na recuperação e no desempenho após atividades desportivas. «A L-citrulina melhora o fluxo sanguíneo e reduz a dor muscular pós-esforço (embora nem sempre aumente o desempenho muito exigente)», afirmou. Por outro lado, a saúde intestinal também se beneficia das propriedades da melancia. «O seu alto teor de fibra e água favorecem a regularidade intestinal e o bom trânsito digestivo», revelava.
Além disso, o seu alto teor de «vitamina B6 e magnésio contribui para um bom humor e favorece o descanso noturno». «Também contém vitamina C, que ajuda na produção de colagénio; os antioxidantes protegem contra os danos causados pelos raios UV. É uma fruta bastante completa», explicou o médico, reconhecendo que também contribui para a hidratação e o bom estado da pele.